Lendo agora:
Viva a sua criança interior
Artigo completo 3 minutos de leitura

Viva a sua criança interior

images-13

Como já dizia Jung, em todo adulto espreita uma criança. Para o estudioso que fundou a psicologia analítica, sempre existirá dentro de nós uma criança que requer atenção e educação contínua. Essa é a parte do indivíduo que o estimula a querer desenvolver-se e tornar-se completo.

No decorrer da vida desenvolvemos um sistema de proteção, colocando máscaras e couraças para viver nos moldes e regras da sociedade. Assim, a nossa criança interior – o aspecto da nossa personalidade que mantém as características de alegria, criatividade, entusiasmo, encantamento frente à vida, abertura e confiança – vai sendo deixada em segundo plano, escondida e lentamente esquecida.

Desde criança somos condicionados a nos concentrar naquilo que não vai bem, no que não somos bons, que não conseguimos e não devemos fazer e somos conduzidos a direcionar as energias e a atenção para a resolução de problemas. Desse modo, acabamos deixando de lado as potencialidades, os talentos, a coragem de experimentar, a espontaneidade, a iniciativa, e os aspectos positivos pessoais e da vida em geral.

Por isso, é importante cuidar dessa nossa criança, pois, consequentemente, estaremos cuidando da nossa paixão, energia e vontade de expandir nossos potenciais. A melhor solução para reconstituir esse estado interior é praticar simples atos que gerem momentos de prazer e participar de atividades lúdicas que ativem nosso aspecto criativo e autêntico.

A criança escondida dentro de nós é, na sua forma mais natural, a força motora que faz girar o universo pessoal. É a força que dá ao ser humano a confiança na vida. Então, para resgatar essa sensação podemos:

Não deixar de perceber os pequenos milagres que possibilitam o nascer de cada dia. Comemorar os simples atos da vida e valorizar a simplicidade e as mínimas coisas que geram momentos de prazer.

Seja você mesmo: não precisa ser igual aos outros para ser realmente feliz e satisfeito. Precisamos ir ao encontro de nós mesmos, da nossa originalidade, autenticidade, criatividade, beleza e força.

Cuide de você e respeite suas necessidades: cultive os seus sonhos e os relacionamentos interpessoais verdadeiros e profundos para amar e ser amado.

Aproveite o momento presente sem estar sempre preocupado com o futuro ou preso no passado.

Ser natural como uma criança significa ser espontâneo, estar aberto a experimentar a vida sem pré-julgamentos, sem filtros limitantes, sem crenças obsoletas e medos do que as pessoas possam pensar de nós. A criança interior existiu antes de nos tornarmos adultos e ainda existe! Se a deixarmos morrer perderemos a riqueza, a força, o entusiasmo e a capacidade de transformar os obstáculos em oportunidades.

Eduardo Shinyashiki é palestrante, consultor organizacional, conferencista nacional e internacional e especialista em Desenvolvimento das Competências de Liderança aplicadas à Administração e Educação. Mestre em neuropsicologia, Eduardo é presidente do Instituto Eduardo Shinyashiki e também escritor e autor de importantes livros como “Transforme seus Sonhos em Vida”, sua publicação mais recente. www.edushin.com.br.

Foto: Google

Lena Sena foi empresária do mundo da moda e também do segmento de alimentação. É designer de interiores e paisagista, duas de suas grandes paixões. Também é arteira, como gosta de ser chamada entre os que trabalham com artesanato, atividade que continua a lhe conferir belas criações.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Input your search keywords and press Enter.