Lendo agora:
O outro lado da festa
Artigo completo 2 minutos de leitura

O outro lado da festa

cerveja

 

Tem um lado do carnaval de Salvador que a mídia não divulga e poucos conhecem. Sempre achei esse lado cruel, a começar pela mísera remuneração dos cordeiros de blocos que lucram uma fortuna.

As pessoas que trabalham no carnaval merecem mais respeito. São pais de família ralando para aproveitar a oportunidade e dali tirar um pouco de sustento, sabe Deus a que custo…

Já presenciei coisas de cortar o coração: vendedor sendo esmurrado por folião bêbado, homem idoso equilibrando um isopor pesadíssimo para vender uma lata de cerveja quando o trio passa em meio ao empurra-empurra da multidão, famílias inteiras dormindo na rua para não perder seu ponto de venda e por aí vai.

A cena da foto foi, pelo que parece, registrada por uma pessoa comum, que depois a divulgou nas redes sociais, provocando a indignação de muita gente.

Não é de hoje que falo sobre ideias que podem humanizar mais essa grande festa, alegre e divertida para a maioria, mas penosa e difícil para milhares (talvez milhões) de pessoas que dela dependem, ainda que momentaneamente.

A folia pode “adormecer” por alguns instantes o sentido de quem dela participa, mantendo o foco no lado prazeroso do evento. Quem o organiza, porém, tem a obrigação de pensar em todas as suas vertentes, seja ela visível ou não ao grande público.

Por isso mesmo deixo aqui o meu apelo às autoridades e a nós mesmos olhemos para que olhemos os bastidores do carnaval com mais carinho e atenção. Necessários se faz para que a alegria propagada seja, de fato, plena.

 

Silvana Lima

FOTO-2

Lena Sena foi empresária do mundo da moda e também do segmento de alimentação. É designer de interiores e paisagista, duas de suas grandes paixões. Também é arteira, como gosta de ser chamada entre os que trabalham com artesanato, atividade que continua a lhe conferir belas criações.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Input your search keywords and press Enter.