Lendo agora:
Metrô de Salvador começa a cobrar tarifa em outubro
Artigo completo 2 minutos de leitura

Metrô de Salvador começa a cobrar tarifa em outubro

O secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Carlos Martins, confirmou, nesta segunda-feira, 3, que o metrô de Salvador entrará em operação comercial (com cobrança de tarifa) no mês de outubro.

Sistema ainda está em operação assistida, sem cobrança de tarifas

Sistema ainda está em operação assistida, sem cobrança de tarifas

 

O início da nova fase de operação, segundo Martins, está condicionado à inauguração da Estação Pirajá do sistema metroviário – marcada para setembro, de acordo com a CCR Metrô Bahia, concessionária do modal de transporte urbano.

Sem valor de tarifa definido para as integrações urbanas e metropolitanas, pelo menos uma decisão já foi tomada, segundo a assessoria de comunicação da Sedur: os ônibus que saem das cidades da Grande Salvador para a capital terão a Estação Retiro como destino final. A partir dali o passageiro terá que usar o modal sobre trilhos para seguir caminho.

O que não está definido é o valor da tarifa nem quanto custará a integração com os ônibus de Salvador e dos municípios vizinhos.

Pontos sensíveis

Apesar de dizer que “a cobrança do metrô não precisa da prefeitura”, o secretário Carlos Martins garantiu, via assessoria, que “o governo trabalha apenas com a possibilidade de um acordo pleno, que envolva a prefeitura municipal de Salvador”.

Ele descarta, portanto, o uso de ônibus da CCR para promover a integração. Essa possibilidade está prevista no contrato que transferiu o metrô da prefeitura para o governo estadual e chegou a ser cogitada na gestão do ex-governador Jaques Wagner, quando Manuel Ribeiro ocupou o lugar de Martins.

“Nós só precisamos de um acordo com as  empresas de ônibus. Com os [empresários] metropolitanos já estamos fechando um acordo. E agora estamos discutindo com os ônibus urbanos”, explicou o atual secretário.

 

(Fonte: Portal Jornal A Tarde – Yuri Silva e Luan Santos / Foto: Erik Salles l Ag. Servphoto)

 

ASSINATURA

Lena Sena foi empresária do mundo da moda e também do segmento de alimentação. É designer de interiores e paisagista, duas de suas grandes paixões. Também é arteira, como gosta de ser chamada entre os que trabalham com artesanato, atividade que continua a lhe conferir belas criações.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Input your search keywords and press Enter.