Lendo agora:
Fiéis rezam no Bonfim antes do festejo popular desta quinta
Artigo completo 4 minutos de leitura

Fiéis rezam no Bonfim antes do festejo popular desta quinta

Nesta terça-feira, 12, católicos seguem para a sexta noite do novenário de preparação para a festa do  Senhor do Bonfim, que será realizada nesta quinta, 14, com a já tradicional lavagem do adro da Basílica dedicada ao santo, na Cidade Baixa.

Este ano, o tema da lavagem será Celebrando o Ano Santo da Misericórdia, subiremos a Colina Sagrada para encontrar Jesus, o Senhor do Bonfim, Rosto Misericordioso do Pai”.

Os fiéis terão nesta terça-feira, 12, a reflexão conduzida pelo monsenhor Walter Jorge Pinto Andrade

Os fiéis terão nesta terça-feira, 12, a reflexão conduzida pelo monsenhor Walter Jorge Pinto Andrade

 

Nesta edição, a festa vai coincidir com as celebrações do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, ano santo católico instituído pelo papa Francisco, que prevê perdão aos arrependidos pelos pecados.

Uma das maiores novidades da lavagem de 2016 é a abertura da Porta da Misericórdia, na Basílica Santuário Senhor do Bonfim, na qual os  fiéis poderão passar por ela  para pedir perdão pelos  pecados.

A instalação das Portas da Misericórdia faz parte das ações do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, iniciado em dezembro do ano passado, quando a igreja celebrou a festa da Imaculada Conceição da Mãe de Deus.

Na ocasião, foi aberta pelo papa Francisco a Porta Santa, localizada na Basílica de São Pedro, em Roma. A cerimônia é figurativa e simboliza a intenção de que todas as arquidioceses do mundo abram suas portas aos fiéis.

Três pedidos

Por causa do apelo profano, o momento de maior destaque da festa se dá durante a lavagem. No entanto, a programação religiosa da Festa do Bonfim, na capital baiana, começou desde o último dia 7 e segue  até o dia 17, quando ocorre a procissão dos Três Pedidos.

A caminhada, que encerra oficialmente os festejos ao Senhor  do Bonfim, parte da Igreja dos Mares, às 16h, e segue até a Colina Sagrada.

Realizada pela primeira vez no ano de 1740, após a imagem do Senhor do Bonfim ser introduzida em Salvador pelas mãos do capitão de mar e guerra Theodózio Rodrigues de Faria, as homenagens acontecem sempre no segundo domingo após o dia 6 de janeiro – data em que a Igreja celebra a Festa de Reis.

Lavagem

No dia da lavagem, a caminhada, saindo da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, até o Bonfim tem início às 8h.

A partir das 9h, começa o show de músicas religiosas no adro da igreja do Bonfim que vai preparar o público para o momento da bênção concedida aos fiéis.

Às 12h, acontece a acolhida às baianas pelos membros da Irmandade e entrega das vassouras para a lavagem do adro da Basílica.

 

Confira a programação

Terça-feira

19h – Sexta noite do novenário

Quarta

19h – Sétima noite do novenário

Quinta

Tradicional lavagem do adro da Basílica Santuário Sr. Bom Jesus do Bonfim

Sexta

15h – Concentração dos movimentos e serviços eclesiais arquidiocesanos
19h – novenário (8ª noite)

Sábado

17h – Missa com a participação das crianças
19h – Última noite do novenário

Domingo

4h30 – Alvorada e repique de sinos, anunciando o grande dia da festa
5h – Celebração com a participação dos homens que,  sextas e domingos, são maioria nas missas, expressão da devoção masculina ao Sr. do Bonfim
6h – Missa dos devotos e das devotas pelas famílias baianas, que veneram o Senhor do Bonfim como seus antepassados
7h30 – Missa transmitida pela Rádio Excelsior na intenção dos ouvintes e dos internautas
9h – Recitação do Terço da Misericórdia
10h – Missa solene presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, dom Marco Eugênio Galvão Leite de Almeida
16h – Procissão dos Três Pedidos. Os fiéis sairão da Paróquia N. Sra. dos Mares. Ao chegar à Colina Sagrada, dão três voltas em torno da igreja, fazendo os três pedidos. O encerramento será com a bênção do Santíssimo Sacramento e a queima de fogos de artifício

(Fonte: Portal Jornal A Tarde – Luana Almeida/ Foto: Lúcio Távora l Ag. A TARDE l 07.01.2016)

ASSINATURA

Lena Sena foi empresária do mundo da moda e também do segmento de alimentação. É designer de interiores e paisagista, duas de suas grandes paixões. Também é arteira, como gosta de ser chamada entre os que trabalham com artesanato, atividade que continua a lhe conferir belas criações.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Input your search keywords and press Enter.