Lendo agora:
Declaração Universal dos Direitos Humanos adaptada para crianças celebra documento firmado há 70 anos
Artigo completo 4 minutos de leitura

Declaração Universal dos Direitos Humanos adaptada para crianças celebra documento firmado há 70 anos

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, firmada pela Organização das Nações Unidas (ONU) logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, completa 70 anos hoje, dia 10. E para celebrar a data, as editoras Moderna e Salamandra apresentam a Declaração Universal dos Direitos Humanos com a adaptação de Ruth Rocha e Otávio Roth para crianças. O livro, que está em sua 11ª edição, é uma versão do documento original adotado pela ONU em 1948.

A obra apresenta de maneira simples e dinâmica os trinta artigos da norma por meio de um texto conciso de Ruth e as ilustrações de Roth. Segundo a escritora, Ruth Rocha, seu público-alvo são os jovens, aqueles que “conservam a pureza antiga e sagrada do assombro e da indignação” e que “formarão o grande concerto da solidariedade contra as injustiças e a balbúrdia humana”.

O livro explica ao leitor como as pessoas decidiram criar o documento, um resumo dos direitos que todos os seres humanos têm e que devem ser respeitados por todos os povos. A autora menciona que a criação do acordo foi realizada por pessoas vindas de “países ricos e pobres, de reinados e de repúblicas, que falavam muitas línguas e acreditavam em diferentes deuses, e que tinham acabado de sair de uma guerra, que tiveram suas cidades destruídas, como um número enorme de famílias mortas”.

Segundo Ruth Rocha, “as pessoas que ali estavam reunidas tinham sido muito maltratadas e mortas por sua crença, raça e de suas opiniões políticas”. E então “o documento nasceu do desejo dessas pessoas de que nunca mais houvesse uma guerra, de que ninguém mais fosse maltratado”.

De acordo com os autores, o objetivo é que estes conceitos sejam mais divulgados e, consequentemente, cada vez mais conhecidos, respeitados e obedecidos. Declaração Universal dos Direitos Humanos – adaptação de Ruth Rocha e Otávio Roth – já foi traduzido em diversos idiomas e utilizado para difundir os direitos fundamentais para crianças de todas as idades.

Sobre a autora

Ruth Rocha, nascida em São Paulo, em 1931, foi orientadora educacional e editora. Começou a escrever artigos sobre educação para a revista Cláudia, em 1967. Em 1969 começou a escrever histórias infantis para a revista Recreio. Em 1976 teve seu primeiro livro editado. De lá para cá publicou mais de cem livros no Brasil e vinte no exterior, em dezenove diferentes idiomas.

Sobre a Editora Moderna

A Editora Moderna edita, publica e distribui livros didáticos, de literatura e materiais de apoio pedagógico, desde 1968, sendo líder no mercado brasileiro. Em 2001, passou a integrar a Santillana, grupo editorial e de educação presente em 22 países. Visando contribuir para o desenvolvimento educacional e cultural do país, a Moderna investe constantemente em pesquisas e tecnologia e está na vanguarda na oferta de conteúdos educativos inovadores e de alta qualidade para instituições de ensino públicas e privadas. Também apoia a formação de professores e gestores, com a realização de cursos, oficinas e seminários gratuitos e a disponibilização de obras de referência para fomentar reflexões e políticas públicas em prol da melhoria da qualidade do ensino. Ainda contribui com projetos sociais de fomento à educação e à cultura, em parceria com a Fundação Santillana e outras entidades do setor.

Sobre a Salamandra

Com um catálogo formado por obras de autores brasileiros e estrangeiros e que contempla desde bebês até jovens leitores, o principal foco da Salamandra é a valorização do livro como veículo de expressão de ideias, sentimentos e emoções. O selo publica obras que dialogam com o leitor, divertindo e provocando a reflexão sobre questões pessoais e do mundo, por meio de uma linha editorial ampla e diversificada para atender todos os tipos de gosto: livros de pano e livros-brinquedo; livros tipo álbum para leitores iniciantes; e, para leitores mais maduros, aventuras, histórias com temas do cotidiano e quadrinhos. Tudo para fazer da leitura uma atividade prazerosa e significativa. Desde 2009, a Salamandra detém exclusividade sobre toda obra literária de Ruth Rocha, uma das escritoras mais talentosas e queridas do Brasil, em uma iniciativa inédita no mercado de livros para crianças e jovens.

Lena Sena foi empresária do mundo da moda e também do segmento de alimentação. É designer de interiores e paisagista, duas de suas grandes paixões. Também é arteira, como gosta de ser chamada entre os que trabalham com artesanato, atividade que continua a lhe conferir belas criações.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Input your search keywords and press Enter.