Lendo agora:
Especialistas explicam como o colágeno pode ser o maior aliado da sua beleza
Artigo completo 4 minutos de leitura

Especialistas explicam como o colágeno pode ser o maior aliado da sua beleza

Dermatologista conta que existem nove tipos diferentes da proteína

studiokovac-topo_img_principal

 

Para ser bonita e saudável, por dentro e por fora, existem muitas opções de alimentos e cosméticos no mercado. Mas quem nunca perdeu a majestade neste cenário é o colágeno. De acordo com a Dra. Valéria Campos, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, “o colágeno é uma proteína que forma feixes de fibras brancas, geralmente de contorno ondulado, que se cruzam e entrelaçam. Sua principal função é dar sustentação às células, mantendo-as unidas”. Ou seja, é a grande responsável pelo rejuvenescimento da pele!

A substância também é importante para manter os cabelos bonitos e saudáveis. A Dra. Aline Donati, também dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, conta que o colágeno está presente na fibra capilar, e essa pequena quantidade é importante para garantir as características físicas do fio, como resistência, flexibilidade, etc ”, acrescenta.

Da ponta dos pés à dos cabelos

Valéria conta que na pele o colágeno tem papel fundamental na manutenção e reconstituição. Ele age mantendo-a lisinha como é o grande sonho de muitas mulheres. “Ele forma uma matriz onde se alojam várias substâncias e células, sendo essencial para a manutenção da forma e integridade do tecido, promovendo a elasticidade e a resistência da pele”, explica a dermatologista.

Sim, o corpo produz o colágeno, até porque do contrário os bebês já nasceriam com rugas! O que acontece, segundo a dermatologista, é que a produção da substância diminui com o passar do tempo. “É mais abundante durante a infância, tendo sua produção diminuída na puberdade e estabilizada por volta dos 20 aos 30 anos. A partir de então, perdemos a firmeza da pele, a elasticidade e o tônus”, completa. Isso faz com que aconteça uma redução da capacidade de regenerar células, tornando a epiderme e a derme finas e atrofiadas.

Para os cabelos, Aline revela que o colágeno não é essencial para a beleza e a saúde dos fios, já que vários outros nutrientes também ajudam, mas também é importante. Está tudo interligado, pois quando os fios estão mais flexíveis e resistentes, ficam mais bonitos.

Colágeno todo dia

As dermatologistas contam ao DaquiDali que o tipo de pele e cabelo faz total diferença na hora de examinar as necessidades do consumo de produtos com colágeno. “A porcentagem e a distribuição de colágeno muda de um tipo de fio para o outro”, explica Aline.

A composição do cabelo oriental é bastante diferente de um cabelo afrodescendente e cada um requer cuidados distintos. Mas a dermatologista alerta: “Isso não quer dizer que um fio com menos colágeno vai se beneficiar obrigatoriamente de uma reposição de proteína, uma vez que, dependendo da forma como é oferecida, será absorvida da forma correta ou não”.

Coisa de pele

A Dra. Valéria revela que o tipo de pele e, principalmente, a idade, fazem muita diferença em relação à necessidade de colágeno. A pele humana contém nove diferentes tipos de colágeno, sendo que aproximadamente 80% corresponde ao tipo I e 15% ao tipo III. O colágeno I é a principal molécula constituinte da pele, correspondendo a cerca de 70% de seu peso desidratado; o colágeno III predomina na pele humana durante o período fetal. O colágeno tipo IV é produzido pelas células da pele e sua concentração também diminui durante o processo de envelhecimento, principalmente após os 35 anos de idade. Isso faz com que ela fique mais vulnerável a agressões.


Hongqi Zhang/ iStock

Onde encontrar

O colágeno é encontrado em qualquer estrutura tecidual, seja animal ou vegetal, ou seja, nas carnes. “Pode ser vendido como composto químico puro também. Em termos de quantidade, as formas químicas certamente terão maior porcentagem, o que não significa que são melhor absorvidas quando ingeridas ou aplicadas. Na minha experiência, tenho visto resultados melhores na ingestão de moléculas, quando ingeridas associadas a alguma forma de tratamento”, indica a dermatologista.

Yuri Arcurs/ Hemera

A Dra. Valéria explica que os estudos sobre a ingestão de nutricosméticos à base de colágeno são ainda muito controversos quanto aos resultados. “É fato que a falta da ingestão de alimentos ricos em proteínas, em prolina e vitaminas resultam no enfraquecimento de unhas e cabelos e na diminuição do aporte nutricional da pele, o que reflete é claro na sua firmeza”, finaliza a médica. Antes de qualquer decisão sobre o que consumir, o mais importante é sempre consultar um especialista.

 

(Fonte: Portal Daquidali – Beatriz Coppi/ Fotos: Reprodução – Diversas)

 

ASSINATURA

Lena Sena foi empresária do mundo da moda e também do segmento de alimentação. É designer de interiores e paisagista, duas de suas grandes paixões. Também é arteira, como gosta de ser chamada entre os que trabalham com artesanato, atividade que continua a lhe conferir belas criações.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Input your search keywords and press Enter.