Lendo agora:
Cientistas criam tratamento com células-tronco que pode acabar com calvície
Artigo completo 2 minutos de leitura

Cientistas criam tratamento com células-tronco que pode acabar com calvície

164006814

Quem sofre de calvície poderá recorrer, em breve, a um tratamento com células-tronco capaz de regenerar os folículos pilosos do couro cabeludo, dizem pesquisadores. As informações são do site Daily Mail.

Para chegar a esta conclusão, os cientistas fizeram experimentos com células da pele humana, chamadas fibroblastos dérmicos. Depois de adicionar três diferentes genes, eles converteram as células em células-tronco, que têm a capacidade de se transformar em qualquer outro tipo de célula do corpo. Elas foram transformadas em um tipo que é vital para o crescimento capilar.

O time de pesquisadores demonstrou que, controlando cuidadosamente o tempo de crescimento das células, é possível criar um número grande de células-tronco. Elas foram misturadas a um tipo de célula da pele dos ratos e enxertada em cobaias com imunodeficiência, para que o organismo não rejeitasse os enxertos.

A pesquisa, publicada no Nature Communications, revelou que as células se transforaram em uma camada de folículos pilosos semelhantes aos encontrados nos humanos. “Esta é a primeira vez que se produziu uma quantidade de células estaminais epiteliais nessa escala. Elas são capazes de gerar o componente epitelial dos folículos pilosos”, explicou Xiaowei Xu, pesquisador da University of Pennsylvania.

Acredita-se que estas células possam ser aplicadas em vários casos, no entanto, ainda é preciso adaptá-las aos humanos.

(Fonte: Portal Terra / Foto: Getty Images)

 

ASSINATURA

Lena Sena foi empresária do mundo da moda e também do segmento de alimentação. É designer de interiores e paisagista, duas de suas grandes paixões. Também é arteira, como gosta de ser chamada entre os que trabalham com artesanato, atividade que continua a lhe conferir belas criações.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Input your search keywords and press Enter.