Lendo agora:
Plantas dentro de casa: quais são as espécies ideais
Artigo completo 2 minutos de leitura

Plantas dentro de casa: quais são as espécies ideais

Se você adora se cercar de verde, mas não tem área externa nem tempo para se dedicar à jardinagem, estas são as espécies ideais: dão pouco trabalho e vivem bem à sombra.

p3

Tirando proveito da luz natural que entra pela janela de sua sala, o paisagista Odilon Claro dispôs sobre um aparador de madeira de demolição diversas espécies de suculentas e cactos, plantados em vasinhos, taças e numa caixa de madeira. “O interessante é brincar com os recipientes que você já tem em casa, misturando alturas e materiais”, ensina. O paisagista alternou vasos de cerâmica esmaltada amarela (Anni Verdi) e de cristal bisotado. “Como estas espécies precisam de pouquíssima água, não existe a necessidade de plantá-las em locais com furos de drenagem”, explica Odilon.

Na casa da ceramista Paula Almeida (acima), vasos de cerâmica de alta temperatura, criados por ela, se espalham pelos ambientes. Muitos deles recebem cactos e suculentas, como neste arranjo, que decora um canto da mesa de trabalho. “As formas dessas espécies são encantadoras e possibilitam lindas composições”, conta Paula, uma apaixonada por esse tipo de planta. “Adoro tê-las por perto, acompanhar seu crescimento e mudá-las de lugar para que aproveitem a melhor luminosidade”, diz. A ceramista também vende vasos já com as espécies plantadas.

Ficha técnica:

– Eufórbia rubra (Euphorbia red)

– Para um exemplar como este, basta meio copo de água a cada rega, que deve acontecer somente quando a terra estiver completamente seca.

– Este cacto não precisa de sol pleno e fica bem em locais com luz indireta ou meia-sombra.

p2

1. Planta jade (Crassula ovata)

2. Ripsális (Rhipsalis cereuscula)

3. Castelo-de-fada (Acanthocereus tetragonus)

4. Orelha-de-coelho (Opuntia microdasys)

5. Portulacaria (Portulacaria afra red stem)

6. Zamioculca (Zamioculcas zamiifolia)

(Fonte: Portal Abril – Casa / Reportagem Visual Aldi Flosi, Olivia Canato e Simone Raitzik | Texto Letícia de Almeida Alves e Simone Raitzik | Fotos Marco Antonio | Ilustração Alice Campoy)

  

ASSINATURA

Lena Sena foi empresária do mundo da moda e também do segmento de alimentação. É designer de interiores e paisagista, duas de suas grandes paixões. Também é arteira, como gosta de ser chamada entre os que trabalham com artesanato, atividade que continua a lhe conferir belas criações.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Input your search keywords and press Enter.