Lendo agora:
Ondas Vintage e Retrô invadem decor dos lares brasileiros! Mas qual a diferença entre esses dois estilos?
Artigo completo 3 minutos de leitura

Ondas Vintage e Retrô invadem decor dos lares brasileiros! Mas qual a diferença entre esses dois estilos?

Com a crise financeira e o novo cenário econômico no Brasil, arquitetos, designers e consumidores têm usado a criatividade para driblar as dificuldades, deixando seus ambientes super acolhedores e coloridos. Uma boa alternativa para conseguirem esse resultado na decoração são os estilos vintage e retrô. Pois bem, você já deve ter ouvido alguém mais velho falar de como algo atual fazia sucesso na sua época. Volta e meia alguns elementos que há muito tempo já foram utilizados no mundo da moda e do design durante o passado voltam ao posto de preferidos e o que era antigo vira atual. Mas isso é vintage ou retrô? Com certeza você já deve ter ouvido falar bastante nesses termos “vintage” e “retrô”. Saiba que são estilos diferentes de decoração, estando também presentes no design e na moda. Muitas pessoas se confundem achando que é tudo a mesma coisa, mas não é.
A palavra vintage vem de um termo em inglês que quer dizer “boa safra de vinho”. Vint é relativo à safra de uvas e age obviamente é relativo à idade, ou seja, quanto mais antiga a peça que está sendo utilizada melhor. Na decoração vintage, as peças devem ser realmente antigas, geralmente entre as décadas de 20 a 60, estando em bom estado de conservação. Geralmente elas são mais caras, por serem artigos originais e de ótima qualidade, e você consegue encontrá-las em antiquários e feiras de antiguidades. Mas você pode, por exemplo, dar uma repaginada naquela cômoda da sua avó e economizar. Vai ficar linda e cheia de histórias para contar!
Já o termo retrô, o nome já diz tudo, significa para trás, uma retrospectiva, uma releitura de algum elemento do passado, ou seja, é uma peça nova que remete ao passado. Resumo da ópera: o vintage é antigo, usado e o retrô é novo e imita o vintage.

FOTO 01

Fica bem bacana e é super tendência, utilizar peças contemporâneas mescladas a peças vintage e/ou retrô na decoração. Isso dá personalidade, um ar aconchegante e intimista ao ambiente, além de deixá-lo um charme e não ficar over, parecendo um antiquário.
Então é isso! Agora que você já sabe a diferença entre essas duas fofuras é só arregaçar as mangas e se deliciar! Garimpe e use a sua criatividade. Beijos meus amores!

FOTO 02

FOTO 03

FOTO 04

FOTO 05

FOTO 06

FOTO 07

FOTO 08

FOTO 09

FOTO 10

Juliana Pires/ Designer de Interiores

11079817_815852828463976_701513567_n11

Lena Sena foi empresária do mundo da moda e também do segmento de alimentação. É designer de interiores e paisagista, duas de suas grandes paixões. Também é arteira, como gosta de ser chamada entre os que trabalham com artesanato, atividade que continua a lhe conferir belas criações.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Input your search keywords and press Enter.