Lendo agora:
Mais da metade de quem busca um imóvel desconhece as etapas para comprá-lo
Artigo completo 3 minutos de leitura

Mais da metade de quem busca um imóvel desconhece as etapas para comprá-lo

65% têm pouco ou nenhum conhecimento sobre o passo a passo para finalizar a negociação de compra

B9EEB77AC45F9D3FEB5F0E15416E2

SÃO PAULO – Fechar contrato, buscar um financiamento com as melhores taxas, visitar cartórios, emitir documentos e vistoriar o imóvel em vista. Essas são algumas das etapas mais comuns de compra de um imóvel, porém, elas ainda são desconhecidas pelos próprios compradores de imóveis, segundo um estudo do portal imobiliário VivaReal.

O levantamento, feito com 1.056 internautas de 10 estados brasileiros que procuram imóveis no site VivaReal, apontou que 65% têm pouco ou nenhum conhecimento sobre o passo a passo para finalizar a negociação de compra. O mesmo acontece para alugar um imóvel: 60% das pessoas não sabem todas as etapas para fechar um contrato de locação.

Por desconhecerem tais etapas, as pessoas recorrem a diferentes figuras para obter informações durante a busca do imóvel. Quanto ao assunto de financiamentos e contratos, especialistas e imobiliárias são as mais procuradas. Já para aspectos mais subjetivos, como qualidade de vida em determinada região, os compradores de imóveis recorrem à família e amigos.

Segundo o vice-presidente de Marketing do VivaReal, Rodrigo Iannuzzi, o desconhecimento acarreta em maior demora para concretizar estas transações. “O setor vive ainda um crescimento muito grande, o que possibilita uma série de avanços, mas ainda observamos certa insegurança do consumidor, principalmente pelo alto valor envolvido e por todas as questões emocionais ligadas a este tipo de negócio”, acrescenta.

Preço não é tudo na hora de fechar negócio

O portal também levantou o perfil de quem procura imóveis. Segundo a pesquisa, 61% das pessoas não são proprietárias de imóveis. Para escolher o imóvel ideal, o ponto mais importante é a localização, fator relevante para mais da metade dos brasileiros, seguido pela proximidade de transporte público, estabelecimentos comerciais e, por último, preço da compra.

“Este comportamento revela que, ao contrário do que muitos pensam, o preço do imóvel não é o fator decisivo para o fechamento do negócio”, disse o executivo do VivaReal. “Hoje em dia, as pessoas se preocupam primeiro em escolher a região em que querem morar e após essa escolha, tentam encontrar um imóvel que se encaixe em seu orçamento. Observamos esse comportamento principalmente em cidades grandes, em que ter acesso fácil à transporte e serviços é fundamental.”

 

(Fonte: Portal msn / Foto: Getty Images)

 

ASSINATURA

 

 

Lena Sena foi empresária do mundo da moda e também do segmento de alimentação. É designer de interiores e paisagista, duas de suas grandes paixões. Também é arteira, como gosta de ser chamada entre os que trabalham com artesanato, atividade que continua a lhe conferir belas criações.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Input your search keywords and press Enter.