Lendo agora:
Decoração com velas: saiba como apostar
Artigo completo 3 minutos de leitura

Decoração com velas: saiba como apostar

Segundo dados históricos, estima-se que as primeiras velas foram produzidas cerca de 50.000 anos a.C., eram feitas com gordura animal no estado líquido e usavam fibras de plantas que funcionavam como pavio. E os primeiros vestígios arqueológicos encontrados em cavernas apontam para o uso delas com formato de bastão no Egito e na Grécia antiga. Os gregos acreditam que a chama, quando era observada ininterruptamente, permitia a visão dos deuses e espíritos. A vela também foi muito utilizada durante a Idade Média para iluminar igrejas, mosteiros e salões. Por muito tempo, foi considerada um artigo de luxo na Europa, especialmente em Paris, em 1292. A cidade descobriu uma forma de fazer dinheiro e contava com mais 71 fabricantes de velas.

Ao longo da história, a vela teve inúmeros formatos. Ainda no século 13, ela chegou ser feita de duas formas: gordura animal e cera de abelha. Em 1854, surgiu a parafina, mas não temos conhecimento de quem foi o seu inventor, pois, foi um produto utilizado por toda a humanidade, quando não existia outro meio de iluminar os ambientes e estabelecimentos. As velas são fabricadas com estearina e parafina ou substâncias derivadas do petróleo, mas deixou a função de ser iluminação por necessidade e, hoje, tem a função de item decorativo. Afinal, são itens muito versáteis e funcionam muito bem em espaços externos e ambientes internos – sem restrições.

As velas também não podem ficar fora da decoração das datas ou momentos especiais, como Natal, aniversários, casamentos e outras ocasiões marcantes da nossa vida moderna. E a principal vantagem das velas é que elas são econômicas e não desperdiçam energia. Por isso, se você gosta de ambientes com iluminação intimista, as velas podem ser uma excelente opção para a decoração. Elas diferentes utilidades: iluminar, decorar, perfumar o ambiente e ainda dão um toque charmoso para a sala de estar, quarto, banheiro, sala de estar, entre outros espaços.

Além disso, existem várias maneiras de utilizar as velas. Elas podem ficar suspensas, em garrafas de vidro, em taças, castiçais, copos, vasos e candelabros. Além disso, você também pode combiná-las com outros acessórios decorativos, como arranjos de flores, plantas e frutas e, também, apostar nas coloridas ao invés de sempre optar pelas brancas.

Lembre-se que aqui na homify temos os melhores decoradores de interiores para te ajudar e tornar a sua decoração especial, além de ambientação temática.

Agora, convidamos você a seguir conosco e se inspirar nas diferentes formas de inserir a vela na sua decoração.

Fotos: Google

Lena Sena foi empresária do mundo da moda e também do segmento de alimentação. É designer de interiores e paisagista, duas de suas grandes paixões. Também é arteira, como gosta de ser chamada entre os que trabalham com artesanato, atividade que continua a lhe conferir belas criações.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Input your search keywords and press Enter.