Lendo agora:
Cores trazem amplitude aos ambientes
Artigo completo 3 minutos de leitura

Cores trazem amplitude aos ambientes

Escolher o tom correto é fundamental para valorizar a metragem de apartamentos pequenos

Sem Título-1

 

Se quiser investir em tons vibrantes, faça o teste na parede e veja se não diminuirá o cômodo. 

Para quem deseja inovar, vale apostar em estampas. Elas podem ser usadas à vontade, desde que haja bom senso para não carregar os espaços. “Se usadas em excesso, podem achatar. O importante é haver equilíbrio”, afirma a arquiteta Cristiane Schiavoni. O mesmo vale para as listras (feitas com pintura convencional ou papel de parede), principalmente quando usadas na vertical, quando ajudam a alongar as paredes – solução ideal em casas com pé-direito normal ou baixo. Mesclar preto e branco é uma boa pedida. Um bom exemplo desse truque é o quarto projetado pela arquiteta Eduarda Corrêa, onde as listras fazem a parede atrás da cama parecer maior.

Outra forma de valorizar a metragem é pintar o teto com cores neutras ou um tom mais claro que as paredes. Se quiser inovar e investir em tons vibrantes vale fazer o teste em uma pequena parcela para ver se não diminuirá o cômodo. “Não existe a cor certa”, explica Cristiane.

No vermelho

Além de verificar a capacidade das cores de achatar ou ampliar o ambiente, é fundamental optar pelo tom de acordo com a sensação que ele transmite. No caso do apartamento de 70 m² planejado por Cristiane, ela escolheu o vermelho para quebrar a seriedade. “O tom foi o ponto de partida de todo o projeto. Para equilibrar, trabalhei com o preto e cores mais neutras”, explica a profissional.

Dar unidade ao imóvel foi fundamental para fazê-lo parecer maior. “Como os ambientes foram integrados depois de uma reforma completa, tivemos de pensar em maneiras de unificar os ambientes, e a cor ajudou muito nessa questão”, comenta.

No caso do projeto de Fabiana e Laura, dois tons foram eleitos para dar vida aos ambientes do apartamento de 70 m²: vermelho e verde. “Eles definem contrastes e denotam toques de firmeza na decoração”, diz Laura. As cores foram usadas como panos de fundo e, para complementar, ganharam a companhia de pufes, almofadas e painéis com texturas diferenciadas. “Essa mistura nos oferece sensações variadas, que garantem um contraste impactante”, ressalta.

Além do cuidado ao escolher cores que valorizam os espaços, as profissionais ainda optaram por integrar os ambientes e usar o velho truque do espelho para dar amplitude. A iluminação também é parceira de quem deseja valorizar a metragem. “Escolher as lâmpadas corretas e direcioná-las para objetos e detalhes coloridos é muito importante para o resultado”, afirma Fabiana.

(Fonte: Portal Ig / Foto: Divulgação/ Maxhaus)

ASSINATURA

 

Lena Sena foi empresária do mundo da moda e também do segmento de alimentação. É designer de interiores e paisagista, duas de suas grandes paixões. Também é arteira, como gosta de ser chamada entre os que trabalham com artesanato, atividade que continua a lhe conferir belas criações.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Input your search keywords and press Enter.