Lendo agora:
Livro “Mestres da Gravura: Coleção Fundação Biblioteca Nacional” foi lançado em Salvador
Artigo completo 4 minutos de leitura

Livro “Mestres da Gravura: Coleção Fundação Biblioteca Nacional” foi lançado em Salvador

Convite-VIRTUAL_Mestres-da-Gravura

O lançamento do livro aconteceu no dia 12 de agosto

 

 

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) possui uma coleção de gravuras avulsas com mais de 30 mil itens. Cento e setenta e uma obras do Renascimento ao Iluminismo foram selecionadas para representar parte desse valioso patrimônio cultural brasileiro no livro “Mestres da gravura: Coleção Fundação Biblioteca Nacional”. A obra foi lançada no dia 12 de agosto, no Museu de Arte da Bahia. Antes do lançamento, foi realizada uma visita guiada pela exposição “Mestres da Gravura”.

O livro traz a oportunidade de conhecer um pouco sobre a Fundação Biblioteca Nacional, considerada pela UNESCO uma das dez maiores do mundo, com obras raras inigualáveis no país, incluindo uma inestimável coleção de gravuras. O conteúdo privilegia o núcleo inicial da coleção de avulsas e as técnicas de gravura desenvolvidas até o século XVIII. Esse conjunto remonta a Real Biblioteca Portuguesa, trazida por ocasião da transferência da Corte para o Rio de Janeiro, em 1808. Vinte imagens do conjunto foram restauradas como parte do projeto.

As obras que compõe esta publicação são de 78 gravadores que traduzem, com sensibilidade e destreza, a construção do pensamento filosófico e religioso, as ideias, os costumes e as descobertas promovidas pela cultura europeia ao longo dos séculos. O conjunto reproduzido inclui obras originais, criadas por renomados artistas da história da arte que exploram os recursos das técnicas de gravura e gravuras de reprodução ou de interpretação, realizadas por artistas com amplo domínio técnico que reproduzem obras-primas como pinturas, esculturas, desenhos e afrescos. Estão presentes tanto xilogravuras, exemplos da mais antiga técnica de gravar sobre papel, quanto variadas técnicas de gravação em metal.

A concepção do projeto, pesquisa e seleção de obras é de Fernanda Terra, curadora, historiadora de arte e mestre em Museologia e Patrimônio na Divisão de Iconografia da Biblioteca Nacional. Segundo Fernanda, estas obras “integram o mais importante acervo de gravuras do país. Trata-se, pois, de rara oportunidade de apreciar parte significativa do valioso patrimônio cultural brasileiro”.

As gravuras foram pesquisadas e selecionadas com um breve histórico de cada gravador, subdividas em oito coleções e organizadas por ordem cronológica de nascimento dos artistas. Além disso, o leitor encontrará também os artigos “Mestres da gravura: Coleção Biblioteca Nacional”, resultado da pesquisa de Fernanda Terra e “Breve história da biblioteca: entre livros e símbolos”, escrito pela historiadora Lilia Moritz Schwarcz. A obra inclui ainda um texto do Presidente da FBN Renato Lessa: “Manter o passado no futuro”, e por fim, um texto da Divisão de Iconografia, assinado por Monica Carneiro Alves e Monica Velloso Azevedo: “A Iconografia na Biblioteca Nacional”.

A publicação é uma edição da Artepadilla e coedição da Caramurê Publicações e da Fundação Biblioteca Nacional. Patrocínio é do grupo baiano, Global Participações em Energia – GPE através da Lei Rouanet/ Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

O grupo Global vem investindo em publicações desde 2005 patrocinando projetos editoriais na área de história e artes plásticas. Segundo o diretor da organização Juliano Mattos, “a GPE acredita que o apoio à cultura contribui decisivamente para o desenvolvimento da sociedade e suas transformações”.

Este projeto editorial inaugurou uma parceria entre a editora Artpadilla do Rio de Janeiro e a Caramurê Publicações, de Salvador que é uma das co-editoras. Segundo Fernando Oberlaender, editor da empresa baiana, “Mestres da Gravura foi uma experiência de parceria maravilhosa que só nos trouxe alegrias e um resultado excepcional”.

Locais de venda do livro: Livraria Saraiva e Livraria Leitura

 

Veja, na postagem de hoje em ‘Outros Eventos’, a mostra de mesmo nome.

 

(Fonte: Portal da Secretaria de Cultura do Esado da Bahia – Secult / Foto: Divulgação)

 

ASSINATURA

 

 

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Input your search keywords and press Enter.