Lendo agora:
Depois de oito anos, obra de referência sobre o capitalismo brasileiro volta às livrarias em edição atualizada
Artigo completo 3 minutos de leitura

Depois de oito anos, obra de referência sobre o capitalismo brasileiro volta às livrarias em edição atualizada

Capitalismo de laços, livro de Sergio Lazzarini que investiga as relações entre empresariado e governo no Brasil, é relançado pela Bei Editora. O lançamento será no dia 29 de agosto no Insper, com debate entre o autor, Marcos Lisboa e Pedro Passos, mediado por Vinicius Torres Freire.

Publicado pela primeira vez em 2010, Capitalismo de laços foi recebido com entusiasmo pela imprensa especializada, e hoje é reconhecido como uma obra essencial para a compreensão da complexa dinâmica estabelecida no Brasil entre as empresas e o governo. Apoiado em rigorosa pesquisa, Sergio Lazzarini, professor do Insper, desvenda os laços de compadrio e de troca que atravessam a história econômica brasileira desde a década de 1990, analisando seu impacto sobre o desenvolvimento econômico do país. O livro mostra os mecanismos pelos quais o Estado estabelece vínculos com determinados empresários ou grupos, aos quais oferece facilidades e benefícios, ajudando a tecer uma rede de interesses entrecruzados que favorece aqueles mais bem conectados e com mais capacidade de influenciar políticas públicas.

A BEI Editora lança, agora, uma nova edição da obra, inteiramente revisada e acrescida de um amplo posfácio em que o autor complementa e atualiza as informações originais, apresentando uma análise minuciosa das políticas econômicas, do comportamento das empresas e dos acontecimentos ocorridos no Brasil nos últimos anos. O novo prefácio de Claudio Haddad, presidente do conselho deliberativo do Insper, apresenta elementos para a contextualização da análise de Lazzarini ao panorama contemporâneo do país.

No momento atual, em que a persistência do patrimonialismo na sociedade e no ambiente político brasileiro tem sido amplamente debatida, Capitalismo de laços surge como uma fonte de pesquisa, informação e reflexão extremamente oportuna e esclarecedores.

LANÇAMENTO CAPITALISMO DE LAÇOS: OS DONOS DO BRASIL E SUAS CONEXÕES

Debate com Sergio Lazzarini, Marcos Lisboa e Pedro Passos. Mediação de Vinicius Torres Freire. Participação do público. Após o debate o autor assinará o livro.

Data: 29.08.2018

Horário: 18h30

Local: Insper

Endereço: Sala Jorge Paulo Lemman – Quatá, 300 – Vila Olimpia, São Paulo – SP

Programa do debate – “Capitalismo de Laços no Brasil”

18h30 – 19h – Recepção

19h – 19h10 – Abertura de Claudio Haddad

19h10 – 19h30 – Sergio Lazzarini: Capitalismo de laços no Brasil: há sinais de mudança?

19h30 – 20h15 – Debate com Sergio Lazzarini, Marcos Lisboa e Pedro

Passos; Mediação de Vinicius Torres Freire

20h15 – 20h45 – Participação da plateia

20h45 – 21h30 – Sessão de autógrafos com Sergio Lazzarini

SOBRE O AUTOR

Sérgio G. Lazzarini, PhD pela Universidade de Washington, é professor titular da Cátedra Chafi Haddad de Administração no Insper, em São Paulo. Desenvolve estudos sobre relacionamentos público-privados e o impacto social das estratégias de empresas. É autor também de Reinventing State Capitalism: Leviathan in Business, Brazil and Beyond (2014), pela Harvard University Press.

SOBRE A BEI EDITORA

A palavra BEI – “um pouco mais”, em tupi – simboliza a proposta almejada pela editora. Desde sua fundação, a BEI Editora vem se destacando pela originalidade de suas publicações e pela excelência de seus projetos gráficos. Além de sua atividade editorial, a BEI organiza as plataformas Arq.Futuro, plataforma de discussão sobre o futuro das cidades, e Por quê? – Economês em bom português, projeto voltado para a educação, discussão e divulgação de temas econômicos para o público não especializado.

Foto: Divulgação

Lena Sena foi empresária do mundo da moda e também do segmento de alimentação. É designer de interiores e paisagista, duas de suas grandes paixões. Também é arteira, como gosta de ser chamada entre os que trabalham com artesanato, atividade que continua a lhe conferir belas criações.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Input your search keywords and press Enter.