Lendo agora:
Casa de Castro Alves une literatura e fotografia em novo projeto
Artigo completo 2 minutos de leitura

Casa de Castro Alves une literatura e fotografia em novo projeto

O curso ‘Cartografia Afetiva da Cidade – Memórias, Lugares e (Re)Criação’, ministrado pela escritora Ana Maria Gonçalves, integra a programação do projeto

RTEmagicC_ana_maria_goncalves_txdam225028_a7e77d.jpg

Casa de Castro Alves está preparando uma programação especial para os meses de setembro a novembro de 2014. O espaço cultural lançou o projeto ‘A Cartografia Afetiva da Cidade de Salvador‘, que pretende realizar um mapeamento sobre a relação entre pessoas e a cidade, buscando abrir canais de expressão artística e diálogos.

A primeira ação do projeto, que une fotografia, literatura e educação, é o curso ‘Cartografia Afetiva da Cidade – Memórias, Lugares e (Re)Criação, que será ministrado pela escritora Ana Maria Gonçalves. Até o final de outubro, dez módulos serão trabalhados em sessões realizadas sempre às quartas-feiras.

Para o curso, a autora se baseará na criação do seu romance ‘Um Defeito de Cor‘, vencedor do Prêmio Casa das Américas em 2006, no qual perpassa 80 anos da história do Brasil e da África na voz da menina Kehind. A proposta é falar sobre oito referências espaciais históricas de Salvador, abordando a importância desses lugares e dessa memória afetiva, nos processos criativos.

A exposição fotográfica coletiva Diálogos possíveisé outra etapa do projeto. Com curadoria de Ricardo Fernandes, a mostra reunirá trabalhos de fotógrafos conhecidos na cena local, como: Almir Bindilatti, Flávia Bomfim, Inês Grimaux, Jorge Itaitu, Nilo Motta, Ricardo Sena, Rogério Ferrari, Shirley Stolze, Sora Maia e Valéria Simões, além do próprio curador. A inauguração acontece no dia 19 de setembro.

A última etapa do projeto ‘A Cartografia Afetiva da Cidade de Salvador’ é o Prêmio Casa de Castro Alves de Arte, com foco na literatura e fotografia. Os interessados podem se inscrever até o dia 15 deste mês.

Localizada no Santo Antônio Além do Carmo, a Casa de Castro Alves ainda prevê a realização de saraus e de um ciclo de atividades como residência cultural, workshops, oficinas e palestras sobre processo criativo, cidade, história, novas tecnologias, encontros com autores e pensamento crítico.

 

(Fonte: Portal iBahia / Foto: Reprodução)

 

ASSINATURA

 

 

Lena Sena foi empresária do mundo da moda e também do segmento de alimentação. É designer de interiores e paisagista, duas de suas grandes paixões. Também é arteira, como gosta de ser chamada entre os que trabalham com artesanato, atividade que continua a lhe conferir belas criações.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Input your search keywords and press Enter.