Lendo agora:
Campanha mundial de incentivo à música terá atividades em Salvador
Artigo completo 4 minutos de leitura

Campanha mundial de incentivo à música terá atividades em Salvador

Segundo maior participante em número de eventos na edição passada, o Brasil quer ser o maior palco da Make Music em 2019

O Make Music, celebração mundial dedicada à música, já tem data para acontecer em 2019. De 16 a 22 de junho, 120 países e mais de 800 cidades estarão engajados em promover a música com shows e aulas gratuitas. E o Brasil, musical por natureza, quer fazer bonito novamente na edição deste ano. A expectativa dos organizadores do Make Music Brasil é que o país, segundo em número de eventos no ano passado, chegue à liderança em apresentações durante a semana do Make Music neste ano.

Em Salvador, as atividades do festival acontecerão ao longo do dia 15/06, na loja Foxtrot do Shopping Bela Vista, no endereço Alameda Euvaldo Luz, 92. A programação, com entrada gratuita, inclui: aula de Ukulele, às 10h; aula de Teclado, às 11h; aula de Guitarra, às 15h; e aula de Canto, às 16h.

O Make Music evoluiu a partir da Fête de la Musique francesa e se tornou um evento mundial, reunindo músicos, professores e público em geral, para aprender e ouvir música gratuitamente. Dessa forma, a iniciativa é uma oportunidade para quem deseja aprender música ou participar de uma campanha mundial de conscientização sobre a importância da música na vida das pessoas.

No Brasil, o Make Music é realizado pela Anafima (Associação Nacional da Indústria da Música), recursos da NAMM Foundation e apoio da Música Esperança. Serão centenas de apresentações, workshops e demonstrações gratuitas acontecendo em todo o país.

A ideia é que durante a semana do Make Music aconteça, em todas as capitais brasileiras e mais centenas de outras cidades, uma série de eventos: músicos e professores ministrarão aulas gratuitamente de iniciação musical em vários instrumentos e canto, bem como orientações para bandas marciais e fanfarras.

O objetivo da ação é aumentar o interesse no aprendizado de música e demonstrar a importância dela para jovens, adultos, profissionais e pessoas com algum tipo de necessidade especial. Os organizadores esperam mobilizar 800 horas de aulas de música durante a semana em todo o país.

Importância do ensino de música

Os especialistas são unânimes em dizer que a exposição à diversidade de músicas e o aprendizado musical deve ocorrer desde a educação infantil. Já está comprovado por estudos científicos que favorece o desenvolvimento do indivíduo em diversas áreas e contribui para o desempenho escolar, o aprendizado de línguas e à cidadania.

De acordo com a revista americana Scientific American, estudantes do ensino médio com o mínimo de quatro anos de educação musical têm uma performance escolar 40% maior do que os alunos que estudaram música por um período de seis meses a um ano.

Iniciativas como o Make Music Brasil se tornam ainda mais importantes tendo em vista que a música não consta como disciplina nas escolas brasileiras, e a maioria dos estudantes não tem acesso aos seus fundamentos.

“O Make Music Brasil representa uma inovação no processo de engajamento das pessoas e instituições com a educação musical no Brasil. A iniciativa utiliza as tecnologias digitais e redes sociais para aproximar todos às mais diversas formas de aprender e fazer música na contemporaneidade. A diversidade e a inovação musical são marcas registradas do Make Music Brasil. Venha fazer parte dessa comunidade!”, afirma Liane Hentschke, diretora de Educação Musical da Anafima.

Foto: Google

Lena Sena foi empresária do mundo da moda e também do segmento de alimentação. É designer de interiores e paisagista, duas de suas grandes paixões. Também é arteira, como gosta de ser chamada entre os que trabalham com artesanato, atividade que continua a lhe conferir belas criações.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Input your search keywords and press Enter.