Lendo agora:
Arte das pipas invade Palacete das Artes neste domingo
Artigo completo 2 minutos de leitura

Arte das pipas invade Palacete das Artes neste domingo

exposição reci

Quem nunca soltou ou viu uma pipa pairar no céu? Essa brincadeira faz parte da vida de muitas crianças e adolescentes. Por isso, a exposição Brinquedos à Mão – Coleção Sálua Chequer traz o objeto voador como tema da sua oficina infantil deste domingo (19), a partir das 15h, no Palacete das Artes (Graça).

A oficina será ministrada pelo Coletivo Repare e Adailton Nunes e tem por finalidade apresentar ao público infanto-juvenil essa arte milenar, de forma lúdica, poética e transportada para os dias atuais. A ideia é estabelecer um contato com o trabalho manual, com os diversos modelos, cores e formatos de arraia, além de alertar para as medidas de segurança na prática da atividade.

Usadas há muitos séculos, as pipas, que hoje funcionam principalmente para a diversão, já foram instrumentos de defesa, objeto artístico e de ornamentação, passeando, assim, entre o lúdico e o militarismo. Originado na China, o artefato tem uma história cheia de mitos, símbolos e magia, que promete encantar o público infanto-juvenil.

A exposição Brinquedos à Mão – Coleção Sálua Chequer reúne mais de mil e trezentos objetos utilizados desde a infância de antigamente, coletados nos últimos 30 anos entre os estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará e Piauí.

O projeto é uma idealização e realização da Trevo Produções, com apoio financeiro do Governo da Bahia (Edital Agitação Cultural: Dinamização em Espaços Culturais), por meio do Fundo de Cultura da Bahia, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

PROGRAMAÇÃO OFICINAS INFANTIS:

19/06 -​ OFICINA DE ARRAIAS​

26/06 – CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS “ESSA TOALHA TEM ESTÓRIA” COM SÁLUA CHEQUER E IGOR REIS

* ​Entrada gratuita com vagas sujeitas à lotação do espaço

SERVIÇO:

O que: Exposição Brinquedos à mão – Coleção Sálua Chequer

Onde: Palacete das Artes, Rua da Graça, em Salvador

Visitação: Até 26 de junho

Horário de funcionamento: Terça a sexta, das 13h às 19h, e sábados e domingos, das 14h às 19h.

Fonte: Salvador Noticias

Lena Sena foi empresária do mundo da moda e também do segmento de alimentação. É designer de interiores e paisagista, duas de suas grandes paixões. Também é arteira, como gosta de ser chamada entre os que trabalham com artesanato, atividade que continua a lhe conferir belas criações.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Input your search keywords and press Enter.