Lendo agora:
Exposição homenageia Moacir Barbosa, da seleção de 50
Artigo completo 2 minutos de leitura

Exposição homenageia Moacir Barbosa, da seleção de 50

Artistas baianos relembram a trajetória do goleiro, que foi responsabilizado pela derrota do Brasil, no Maracanã

RTEmagicC_Almira_Reuter_Acrilica_sobre_tela__1__txdam214708_d7c6ba.jpg

 

O goleiro da Seleção Brasileira na Copa de 1950, Moacir Barbosa, é homenageado na mostra ‘Barbosa, um goleiro no imaginário popular’, que reúne pinturas dos artistas baianos, com curadoria da museóloga Irene Santino. Barbosa foi responsabilizado, na época pela derrota sofrida pelo Brasil, na final disputada com o Uruguai, no Maracanã.

Negro, paulista de Campinas, ele morreu no anonimato e longe da torcida. “As pessoas nunca perdoaram esse gol (marcado pelo uruguaio Alcides Ghiggia), e se esquecem da trajetória de Moacir Barbosa e do seu empenho durante todo o jogo decisivo”, explica a curadora Irene Santino. A exposição poderá ser vista entre 12 de julho e 2 de agosto, no Museu Nacional da Cultura Afro Brasileira, na Rua do Tesouro, no Centro Histórico. Com entrada franca.

Integram a mostra ‘Barbosa, um goleiro no imaginário popular’, os seguintes artistas: Justino Marinho (pintura); Adenor Gondim (fotografia); J Cunha ( instalação); Lícia Garrido (acrílica sobre tela); Augusto Esteves (fotografia); Guel Silveira (acrílica sobre tela); Lygia Sampaio (desenho); Almira Reuter (acrílica sobre tela); Adilson Santos (aquarela); Dulce Cardoso (cerâmica); Silvestre Paraguassú (escultura); Zú Campos (escultura); Lygia Milton (cerâmica) e Ramiro Bernabó (escultura).

(Fonte: Portal iBahia / Foto: Reprodução)

 

ASSINATURA

 

 

Lena Sena foi empresária do mundo da moda e também do segmento de alimentação. É designer de interiores e paisagista, duas de suas grandes paixões. Também é arteira, como gosta de ser chamada entre os que trabalham com artesanato, atividade que continua a lhe conferir belas criações.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Input your search keywords and press Enter.