Lendo agora:
Agosto é o mês dos Festivais em Belo Horizonte
Artigo completo 6 minutos de leitura

Agosto é o mês dos Festivais em Belo Horizonte

Capital mineira receberá atrações nacionais e internacionais em diversos pontos da cidade; Emicida, Criolo, Mallu Magalhães, Maria Gadu, Johnny Hooker, Gloria Groove e Tercer Tipo são alguns dos destaques

O mês de agosto será movimentado na capital mineira. A agenda cultural das próximas semanas tem atrações para todos os gostos e bolsos. Os Festivais Sarará, Sensacional, Verbogentileza, Mundial de Circo, Transborda e Breve são as grandes atrações do mês. O público terá a oportunidade de acompanhar apresentações de artistas nacionais e internacionais em diversos pontos da cidade.

A 18ª edição do Festival Mundial de Circo abre a programação do mês no dia 09. As apresentações serão em teatros e ruas, além de um laboratório em formato de residência dedicado ao aprimoramento da arte circense. A programação conta com espetáculos do Brasil e da França, criados a partir de técnicas variadas com a proposta de mostrar ao público a dimensão e diversidade do circo contemporâneo. A abertura do Mundial de Circo é com o concerto Pour Deux Clowns da cia Les Rois Vagabonds, da França, no Galpão Cine Horto. A montagem propõe um olhar diferenciado para a palhaçaria. Todas as atrações do festival são gratuitas ou a preços populares. O Mundial de Circo encerra a sua passagem por BH no dia 18 de agosto.

No dia seguinte a abertura do Mundial de Circo, Belo Horizonte se transforma na capital da gentileza, com o Festival Verbogentileza, realizado de 10 a 12 de agosto, na Praça Floriano Peixoto, no Santa Efigência, região centro-sul. A terceira edição do festival terá workshops, cinema ao ar livre, feiras, ioga, oficinas, intervenções cênicas, espaço gastronômico e música. A marca registrada do Verbogentileza, o Portal da Gentileza, está confirmado nesta edição. A instalação de fitas coloridas terá 547 fitinhas impressas com quatro metros de altura. A entrada é gratuita e a proposta do evento é fazer um convite à evolução coletiva, com o objetivo de ceder espaço a quem tem o que dizer, ensinar, mobilizar e encantar.

Já nos dias 17 e 18, é a vez do Transborda ocupar a Autêntica, A Obra e dois palcos que serão montados no Portal Iemanjá, na orla da Lagoa da Pampulha. Em sua sétima edição, o destaque da programação é a banda Alucinaciones em Família, do Uruguai. Também estão no line Lamparina e a Primavera da Lua, Confeitaria, Fernando Motta, Vitor Brauer, Larissa Conforto, Duda Beat, Sant, El Efecto, Posada e o Clã, E a Terra Nunca me Pareceu Tão Distante. Os preços dos ingressos para as apresentações nas casas noturnas serão divulgados em breve. Na Lagoa da Pampulha, a entrada é franca.

Um dos maiores eventos do mês é o encontro dos Festivais Sarará e Sensacional que será realizado no dia 18, sábado, a partir das 14h, na Esplanada do Mineirão. A curadoria do festival buscou reunir em sua programação grande diversidade de manifestações culturais. Mantendo a proposta de apresentar ao público a música independente de qualidade e valorizando a produção autoral local. E, para comandar a multidão, estão confirmados Criolo, Graveola, Nação Zumbi, Johnny Hooker, Gloria Groove, Pequena Morte, Maíra Baldaia, Dolores 602, Biltre, Muntchako, DeSkaReggae Sound System.

Encontros musicais também serão realizados no Sarará + Sensacional, o cantor Emicida canta acompanhado da sua convidada, a Drik Barbosa. A cantora Mallu Magalhães divide os vocais com Maria Gadu. Lagum se apresenta com a dupla Hot & Oreia, Masterplano convida Teto Preto e Daparte convida LG Lopes. O Samba do Quintal realiza uma edição especial no encontro dos festivais com Oi de Gato, Cinara Ribeiro e Bloco dos Pescadores. Atrações internacionais também desembarcam no Mineirão. As bandas Tercer Tipo e Manu da Banda, ambas do Chile, se apresentam no Sarará + Sensacional.

Serão montados três palcos e duas tendas na Esplanada do Mineirão. Os ingressos estão à venda por R$ 25,00 (inteira) e podem ser adquiridos no www.sympla.com.br, Benfeitoria, Burger Lab e Lojas Farm Boulevard Shopping, BH Shopping e Pátio Savassi. A classificação do festival é 16 anos. Menores de 16 têm acesso ao evento acompanhados de pai ou mãe e crianças de até sete anos não pagam ingresso. O Festival Sarará + Sensacional é realizado pela A Macaco e Híbrido Comunicação e Cultura com incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Encerrando a programação de festivais em agosto, o Mirante Beagá, no Olhos D’Água, recebe o Breve Festival no dias 25 e 26. Caetano Veloso, Pablo Vittar, Iza, Mano Brown, Baiana System, Tropikillaz, Young Lights, Rincon Sapiência, Letrux, Djonga, Dónica, Carne Doce e Teach me Tiger são as atrações do Breve. Além das atrações, o festival também realizará uma série de experiências para o público com gastronomia, arte e produtores locais.

Setembro

O mês de setembro também será agitado na programação cultural de Belo Horizonte. Três grandes festivais já estão confirmados: Musimagem, Festeja Brasil e FIT, o Festival Internacional de Teatro Palco & Rua. De 06 a 09 de setembro, o CCBB recebe a quarta edição do Festival Musimagem, o primeiro festival dedicado exclusivamente à música para imagem. O Festival é idealizado e produzido pela Musimagem Brasil, Associação Brasileira de Compositores de Música Para Audiovisual. Marcos Souza é o idealizador do festival e Tim Rescala, o curador. Grupos de trabalho, palestras, workshops, mesas de debate e concerto são alguns dos destaques da edição deste ano. Bruce Broughton é o convidado internacional da edição deste ano. A abertura será com vídeo mapping na fachada do Centro Cultural. Também está na programação do Musimagem um concerto da Orquestra Ouro Preto. Todas as atividades são com entrada franca.

Para os fãs do sertanejo, a pedida do mês é o Festeja Brasil 2018 no Mineirão, no dia 08 de setembro, às 15h. Marília Mendonça, Zé Neto & Cristiano, Gustavo Mioto, Léo Santana, Maiara & Maraísa, Gusttavo Lima, Dennis DJ, Naiara Azevedo e César Menotti & Fabiano são as atrações da festa. Os ingressos já estão à venda. O Festeja terá os setores arquibancada, VIP, camarote oficial, front stage e camarote premium.

O FIT confirmou a data da edição 2018 que será de 13 a 23 de setembro. A programação completa e outras informações sobre o Festival Internacional de Teatro serão divulgadas em breve pela produção do evento.

Foto: Google

Lena Sena foi empresária do mundo da moda e também do segmento de alimentação. É designer de interiores e paisagista, duas de suas grandes paixões. Também é arteira, como gosta de ser chamada entre os que trabalham com artesanato, atividade que continua a lhe conferir belas criações.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Input your search keywords and press Enter.