Lendo agora:
Aeronáutica abre portões e 30 mil visitam a Base Aérea em Salvador
Artigo completo 4 minutos de leitura

Aeronáutica abre portões e 30 mil visitam a Base Aérea em Salvador

O tradicional “Portões Abertos” da Força Aérea Brasileira levou, ontem (9), cerca de 30 mil pessoas à Base Aérea de Salvador (BASV). Além das exposições de aeronaves, acompanhamento de decolagens e sobrevoos, atrações culturais e musicais, o soteropolitano pode ainda presenciar algumas passagens baixas de um P-3AM – aeronave de patrulhamento marítimo, conhecida como guardião do pré-sal.

vi

As aeronaves chamaram a atenção

O “Portões Abertos” acontece anualmente, marcando uma série de comemorações que são fundamentadas no Dia do Aviador (23 de outubro) e, este ano, também comemora os 72 anos da BASV de Salvador. O evento é uma forma de estreitar relacionamento entre as Forças Armadas e a população.

“A nossa intenção é justamente transformar essa parede que talvez exista em relação às Forças Armadas em si. Esse evento é justamente pra gente fornecer ao público baiano essa oportunidade de conhecer mais sobre a nossa Base. A gente abre realmente os portões para a visitação pública, com atrações para todas as idades”, explicou o Oficial de Comunicação Social da Base Aérea de Salvador, capitão Celino.

O cap. Celino acha prazeroso ver a felicidade no rosto das pessoas ao conhecer mais sobre a Base. “As pessoas têm essa curiosidade. Todo mundo que chega aqui se encanta. Saber que vai chegar perto de uma aeronave, que vai visualizar uma aeronave acionando o motor, fazendo uma passagem, isso que dá esse gosto. É esse interesse que eleva esse evento, dando um destaque ainda melhor. Os portões foram abertos às 9h da manhã, e muitas pessoas passaram por aqui. É bonito ver a aceitação do público”, disse.

Além do P-3AM, outra grande atração foi a aeronave A-29 SuperTucano da Esquadrilha de Fumaça. Além destas exposições, miniaturas de aeronaves também foram expostas pela Associação de Aeromodelistas da Bahia (AEROBA). Stands das Forças Armadas, SENAI e DETRAN também foram montados para esclarecimentos ao público, além de mensagens de conscientização.

Dúvidas sobre como ingressar na Força Aérea, Marinha, Exército e Polícia Militar também foram sanadas. Uniformes e objetos técnicos puderam ser admirados pela população. O evento contou ainda com uma unidade móvel da Clínica Delfin, que realizou exames de Mamografia durante todo o dia. Para a criançada teve até Parque Infantil.

Muitos baianos levaram seus filhos para desfrutar de um domingo especial. “É difícil encontrar uma opção de lazer diferente aqui em Salvador, para sair da mesmice. Aqui, além de aproveitar pra passear com os filhotes, o momento também é pra conversar com o pequeno, e explicar na linguagem deles sobre as operações das Forças Armadas”, contou o pizzaiolo       André Brenha que foi ao evento com a esposa, Suinã Gonzalez, e os pequenos Bernardo e Luana.

O advogado Sergio Góes, 44, também aproveitou o “Portas Abertas” para passear com a família. “É importante para conhecer o papel das Forças Armadas, especialmente da Força Aérea. Além de ser um domingo diferente”, disse. Afirmando que eventos assim despertam a curiosidade da criançada para a profissão, Góes admite que ficaria feliz se seu filho seguisse esse caminho. “Acho um trabalho muito bonito”, revelou.

A adolescente Ana Luíza Carvalho, 17, também admiradora da Força Aérea, quer que o evento se estenda pra duas vezes ao ano. “É bem bacana, bem interessante. Deveríamos ter acesso à Base Aérea pelo menos duas vezes ao ano. Alguns amigos não puderam vir nesse domingo, e perderam uma apresentação incrível”, contou.

(Fonte: Portal Jornal Tribuna da Bahia – Rayllanna Lima/ Foto: Reginaldo Ipê)

 

ASSINATURA

Lena Sena foi empresária do mundo da moda e também do segmento de alimentação. É designer de interiores e paisagista, duas de suas grandes paixões. Também é arteira, como gosta de ser chamada entre os que trabalham com artesanato, atividade que continua a lhe conferir belas criações.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Input your search keywords and press Enter.