Lendo agora:
Simpatias do Réveillon japonês
Artigo completo 2 minutos de leitura

Simpatias do Réveillon japonês

Quando chega o Réveillon, os japoneses também têm suas “mandingas” pra o ano bom. A ideia de atrair energias positivas começa pela decoração. Bonequinhos e outros enfeites feitos de palha de arroz são colocados nas portas das casas, de preferência com dizeres que atraiam coisas boas como sorte, dinheiro e saúde. E por falar em arroz, o grão, que já chegou a ser usado como moeda para pagamento de impostos, não pode faltar à mesa.

Os pratos típicos desta época são o Ozoni, uma sopa servida com bolinho de arroz que, de acordo com a tradição, traz sorte a quem saboreá-la no 1º de janeiro. Há também o Motitsuki, um ritual especial para cozinhar o moti (bolinho de arroz). São necessários no mínimo três homens para preparar o prato. Em uma grande tina de madeira, como se fosse um tronco de árvore de cerca de 1m, o arroz é batido com um martelo, também de madeira, por duas pessoas enquanto outra mexe a massa que se forma dos grãos. Feita em grandes quantidades, a graça é reunir a família para o preparo, além da degustação.

Esta virada vai ser ainda mais especial para os japoneses já que o imperador abdicou do trono e terá início uma nova era. Do ano 30 da era Heisei, o Japão reiniciará a contagem a partir do zero, com o novo imperador que assume em Abril de 2019.

Rio Matsuri

O festival da cultura japonesa volta ao Rio de Janeiro depois do grande sucesso em 2018. Entre 25 e 27 de janeiro, o Riocentro vai se tornar um pedacinho do território nipônico, com inúmeras atrações culturais para diversos tipos de públicos. Serão experiências gastronômicas, exposições culturais, danças folclóricas, apresentações esportivas, shows musicais entre outras manifestações artísticas.

Lena Sena foi empresária do mundo da moda e também do segmento de alimentação. É designer de interiores e paisagista, duas de suas grandes paixões. Também é arteira, como gosta de ser chamada entre os que trabalham com artesanato, atividade que continua a lhe conferir belas criações.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Input your search keywords and press Enter.