Lendo agora:
Olímpiadas 2016: Dicas para falar com os gringos
Artigo completo 6 minutos de leitura

Olímpiadas 2016: Dicas para falar com os gringos

Olímpiadas 2016
10 frases para se comunicar com os gringos

Entre 350 e 500 mil turistas estrangeiros chegam ao Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. O Brasil, à exemplo da Copa do Mundo, estará repleto de turistas. Sendo a língua inglesa o idioma estrangeiro mais falado, é uma boa oportunidade para celebrar a paz entre os povos, fazer amigos e não se perder na língua.

São esperados só na cidade do Rio de Janeiro cerca de 350 e 500 mil turistas estrangeiros para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, segundo o Ministério do Turismo. Somente no ano passado, mais de 656 mil pessoas saíram dos EUA para visitar o Brasil. Na Copa do Mundo, foram 1 milhão de estrangeiros, divididos entre as 12 cidades-sede da competição. De acordo com o Ministério do Turismo, em 2015, o País recebeu 6.305.838 estrangeiros que desembarcaram no país no ano passado. Um crescimento de 8,5% em relação a 2013, quando o país recebeu 5.813.342 visitantes internacionais. Número que tende a aumentar com os Jogos Olímpicos no Brasil. Essa será uma oportunidade para os brasileiros aproveitarem a festa em casa e fazerem amigos de outros cantos do mundo. Afinal, a língua estrangeira mais popular do mundo é a inglesa. Por isso, separamos 10 frases de conversação em inglês que são fáceis e práticas para você interagir com os “gringos” durante o evento.

Os turistas estrangeiros ou os gringos, como conhecemos popularmente, têm uma origem interessante. Há rumores que gringo vem de “green gold” ou ouro verde, uma alusão ao dólar. Era assim que os mexicanos chamavam os texanos que residiam em território pertencente ao México. Mas Cuidado com a expressão “gringo”, pois pode ser ofensiva. Geralmente os estrangeiros preferem ser chamados pelo nome. Portanto, tente sempre iniciar uma conversa com famosa pergunta: (What’s your name?), pois ela é fundamental.

Porém, como há um fator cultural envolvido é importante que nunca se aborde um estrangeiro sem antes cumprimentá-lo, pois eles são muito reservados comparados aos brasileiros. Expressões como “Hi”, “Hello” são sempre bem-vindas, especialmente se vierem seguidas por “Welcome to Brasil” (bem-vindo ao Brasil). Como dito anteriormente, caso sinta que a vontade de interagir é reciproca, inicie a conversa perguntando o nome do seu novo amigo. Ele responderá: (my name is…) ou simplesmente dirá o nome. Nomes estrangeiros costumam ser bem diferentes dos nossos, então não se assuste caso não compreenda na primeira vez. Deixe a vergonha de lado e peça para ele repetir (sorry, can you repeat, please?). Em seguida se apresente dizendo: (my name is…)

Depois da formal apresentação os turistas costumam ficar mais abertos. Se o seu nível de inglês for intermediário você já pode se aventurar mais sem ter que recorrer a gestos e mímicas. Formas mais aceitas de fazer a conversa fluir é perguntar se ele está gostando (“How are you enjoying the party?”). As respostas típicas que costumam ser utilizadas por estrangeiros são: “It’s beautiful” ou it’s amazing ou ainda it’s lovely. Todas indicam que sim, ele está gostando muito da festa, especialmente pela beleza. Vale lembrar que a riqueza de cores do carnaval não é algo facilmente visto no exterior.

Outra dica é falar sobre a música! Perguntas como “Do you like the music?” (Você gosta da música?) São válidas e abrem espaço para outra pergunta: “can you dance it?” (Você sabe dançar essa música?). Caso o turista diga algo como “Not really” ou “no, I can’t”, isso significa que ele não sabe. Surge aí a oportunidade de ensinar, pois com certeza esse momento irá gerar outros de muita amizade e diversão.

Dependendo da cultura do estrangeiro é normal que ele não fale o tempo todo, então não se sinta desprezado caso a conversa pare de fluir, apenas arrume um jeito sútil de deixá-lo aproveitar a festa sozinho. Expressões como “I gotta go” (eu tenho que ir) podem ser utilizadas sem medo. Em seguida tente gerar um clima legal de despedida, sugerindo um próximo encontro, isso dará abertura para uma troca de telefones e etc… Frases como: “I’ll be here tomorrow, if you want to hang out please get my whatsapp” (estarei aqui amanhã. Se quiser posso informar meu wattsap). Ao falar seu telefone, não esqueça de dizer número a número. Em inglês não se falam números telefônicos de dois em dois, portanto diga um de cada vez.

Ao ir embora use a tradicional expressão “Enjoy the party! Take care” (Curta a festa, se cuida!). Pode ser que essa amizade seja apenas de Carnaval ou que ela dure anos e quem sabe a vida inteira. Mas o mais importante mesmo é ser simpático e sorrir, pois essa linguagem é compreendida mundialmente.

*As dicas são de Júlio César F. Vieitas, Gerente Acadêmico do Centro Britânico Franquias

SOBRE O CENTRO BRITÂNICO (www.centrobritanico.com.br)

Fundada em 1969, o Centro Britânico é uma escola especializada no ensino de idiomas de forma consistente, eficiente e diferenciado, através de constante reciclagem de métodos, treinamento de funcionários e adequação da infraestrutura às exigências do mercado.

Com mais de 45 anos de mercado, o Centro Britânico vem realizando o sonho de seus alunos com a proficiência no inglês. A metodologia segue o quadro comum Europeu, garantindo que seu aluno avançado, seja avançado no mundo todo, isso se reflete diretamente no índice de aprovação nos exames internacionais, 92%.

A instituição é homologada e chancelada por Cambridge English Language Assessment, como centro preparatório e aplicador de exames internacionais no Brasil. Desde 2008 atua no sistema de franquias e atualmente, conta com 30 unidades espalhadas por São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro, oferecendo aulas de inglês internacional, espanhol, alemão, italiano e francês.

Lena Sena foi empresária do mundo da moda e também do segmento de alimentação. É designer de interiores e paisagista, duas de suas grandes paixões. Também é arteira, como gosta de ser chamada entre os que trabalham com artesanato, atividade que continua a lhe conferir belas criações.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Input your search keywords and press Enter.