Lendo agora:
Estátua de Nelson Mandela tem coelho esculpido dentro da orelha
Artigo completo 2 minutos de leitura

Estátua de Nelson Mandela tem coelho esculpido dentro da orelha

Descoberta causou alvoroço entre os sul-africanos; autoridades pediram para coelho ser retirado da obra de homenagem ao líder da luta anti-apartheid

 

africadosulestaduamandelacoelhoap

Coelho esculpido dentro da orelha da estátua de homenagem a Nelson Mandela

estátua em homenagem a Nelson Mandela, com 9 metros de altura, foi considerada a maior já feita com a imagem do líder africano. Mas, altura à parte, ela tem um detalhe que também a diferencia das demais: um coelho esculpido dentro de uma das orelhas do líder.

O coelho de bronze tem metade da altura do buraco da orelha direita da estátua, mas, de acordo com o site ABC News, autoridades sul-africanas querem que a miniatura seja retirada da estátua inaugurada em frente o complexo do governo de Pretória, capital executiva da África do Sul, em 16 de janeiro, um dia depois do funeral de Mandela.

O jornal South Africa’s Beeld revelou que os artistas responsáveis pela estátua, Andre Prinsloo e Ruhan Janse Van Vuuren, teriam colocado o coelho como forma de assinatura, depois que oficiais não permitiram que assinassem seus nomes na estátua. A dupla inclusive já teria pedido desculpas.

O departamento de Artes e Cultura afirmou não saber se os dois escultores colocaram o coelho como forma de assinatura, pois poderiam tê-lo feito discretamente. Seja como for, um porta-voz do governo disse que o coelho não pertence à estátua; discute-se agora a melhor forma de retirar a miniatura sem causar estragos.

Os artistas fazem parte da minoria branca da África do Sul e foram escolhidos porque o projeto levaria uma equipe multirracial, continuando o princípio da maior luta de Mandela.

Na língua africâner, a palavra usada para coelho é “Haas”, a mesma empregada para expressar “pressa” ou “rapidez”.

(Fonte: Portal Terra / Foto: Foto: AP)

 

ASSINATURA

Lena Sena foi empresária do mundo da moda e também do segmento de alimentação. É designer de interiores e paisagista, duas de suas grandes paixões. Também é arteira, como gosta de ser chamada entre os que trabalham com artesanato, atividade que continua a lhe conferir belas criações.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Input your search keywords and press Enter.