Lendo agora:
Fazendo diferente. Fazendo a diferença…
Artigo completo 2 minutos de leitura

Fazendo diferente. Fazendo a diferença…

Já vi muitos cobradores de ônibus chateados quando estão sem troco e recebem uma cédula de alto valor. Alguns resmungam, outros olham para a cara do passageiro querendo, no mínimo, arrancar o fígado do pobre coitado…

image_preview

Há aqueles que pedem ao motorista que pare no intuito de procurar um local onde possam trocar o dinheiro e a maioria solicita simplesmente ao passageiro que aguarde, ainda que ele vá descer no ponto seguinte…

Mas, como toda regra tem exceção (graças a Deus…), vi um cidadão que ganhou no quesito simpatia, eficiência e bom humor.

Com ele aconteceu exatamente a mesma coisa: dinheiro “alto”, falta de troco. Só que a reação dele foi inusitada, pelo menos para mim. Acredito que para a maioria dos passageiros também.

Ele levantou-se, dirigiu-se até a frente do ônibus, próximo ao motorista, e com um sorriso que não tinha mais tamanho mandou: “Alguém aí troca 20?”. Segundos depois apareceu uma boa alma que trocou.

Ele fez que ia voltar para seu lugar, deu uma parada no meio do ônibus e arriscou: “E agora, alguém troca 10?” A turma riu e alguém trocou também.

Satisfeito, o sorridente solicitador voltou para seu lugar e, cerca de um minuto depois, apareceu novamente na frente do ônibus e fez o último apelo: “Quem tem duas de 5 para trocar?”

Baiano já não gosta de uma farra… Logo surgiram os criativos comentários: “Aí hein cobra, mandando ver trocando o dinheirinho…”

Nem precisa dizer que ele abriu novamente aquele sorriso e ergueu as notas como se fosse um troféu. E era: pelo seu bom humor, eficiência e simpatia.

Vendo sua forma de agir, lembrei-me de um trecho bíblico que aconselha a viver na paz, na alegria, na mansidão… Não consegui localizá-lo, mas encontrei outro que, a meu ver, retrata o ilustre trabalhador: “Como contristados, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, e possuindo tudo” (2Corintios 6,10).

 

Silvana Lima

 

 

FOTO-2

Lena Sena foi empresária do mundo da moda e também do segmento de alimentação. É designer de interiores e paisagista, duas de suas grandes paixões. Também é arteira, como gosta de ser chamada entre os que trabalham com artesanato, atividade que continua a lhe conferir belas criações.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Input your search keywords and press Enter.