Lendo agora:
Técnica chamada EFT ajuda a curar questões emocionais mal resolvidas e aflições físicas no corpo
Artigo completo 4 minutos de leitura

Técnica chamada EFT ajuda a curar questões emocionais mal resolvidas e aflições físicas no corpo

A técnica apelidada de “acupuntura sem agulhas”, criada pelo norte-americano Gary Craig, em 1995, que em inglês ficou conhecida como “Emotional Freedom Techniques” ou EFT, utiliza apenas as pontas dos dedos em nove regiões básicas – chamadas de meridianos – as mesmas utilizadas na acupuntura tradicional, para curar questões emocionais mal resolvidas e restabelecer o fluxo de energia do corpo.

Nem sempre as dores são provocadas por algum tipo de estímulo ou agressão ao corpo físico, elas podem surgir por acúmulo de sofrimento, estresse, angústia, mágoas, ressentimentos, identificadas posteriormente como doenças do tipo psicossomáticas, segundo a terapeuta em EFT e Naturopata, Meire Yamaguchi, residente em Zurique, na Suíça. “Muitas técnicas são buscadas para ajudar a resgatar a qualidade de vida, como a própria autocura, mas hoje, o EFT, traduzido para o português como Técnicas de Libertação Emocional, tem ajudado muitas pessoas a se libertar de processos emocionais estagnados pela sua comprovação científica, da Associação Americana de Psicólogos”, diz.

As indicações para o tratamento incluem fobias, enxaquecas, dores no corpo, vícios, ansiedade, insônia, resgate de autoestima e autoconfiança, melhora de relacionamentos, superação de frustrações, bloqueios e sentimentos de rejeições e inferioridade, entre outros. O EFT mostra resultados eficazes com a autoaplicação ou praticada por um profissional especializado e a sensação de efetividade é perceptível nos sentimentos, pensamentos e sintomas físicos do paciente.

A terapeuta Meire Yamaguchi ensina como usar o EFT para eliminar as dores físicas:

Localize no seu corpo onde você a sente e de qual forma ela se manifesta (agulhadas na têmpora direita ou como um martelo batendo no topo da cabeça.
Foque na sensação mais forte (como a agulhada na têmpora direita).
Dê uma nota de zero a dez à intensidade dessa sensação.
Comece a preparação tocando no ponto caratê (localizado no centro da parte carnuda do lado de fora da sua mão, entre a parte superior do punho e da base do dedo do mindinho), enquanto diz: “Mesmo tendo essa sensação… [latente na têmpora direita, por exemplo], eu me aceito profunda e completamente. Repita a frase três vezes.
Fazendo os pontos de EFT, diga a frase lembrete: “Essa dor na têmpora direita”.
Reavalie a sensação dando uma nota de zero a dez. Se for zero, recomece o processo, mas com um novo sintoma (martelo batendo no topo da cabeça, por exemplo). Se a sensação negativa persistir, inicie outra rodada de EFT a partir do quarto passo, mas desta vez dizendo: “Mesmo tendo este resto de…[sensação latejante na têmpora direita], eu me aceito profunda e completamente”. O mesmo vale para a frase lembrete: “Este resto de sensação latejante na têmpora direita”. Reavalie a dor dando uma nota de intensidade de zero a dez.
Refaça a sequência até zerar todos os aspectos.
Sobre Meire Yamaguchi: Terapeuta em EFT, Mental Training e Hipnose Regressiva Quântica. É autora do livro “O Fim do Karma”, recém-lançado pela Editora Anjos no Brasil. Se formou em Naturopatia Holística pela escola Cenatho em Paris e possui licença em Psicologia pela Universidade Paris VIII. Após anos de atendimento, criou uma abordagem própria que alia a espiritualidade, intuição, escuta consciente e integrativa das experiências de seus clientes. Os métodos como a EFT, Hipnose e Mental Training, são instrumentos para transmutar as dores emocionais em paz e harmonia. É brasileira, de origem japonesa, de nacionalidade francesa por casamento e suíça por escolha. Mora na Suíça há 14 anos. Seu primeiro livro chama-se “GPS Espiritual, guia do usuário intuitivo”, e explica o desenvolvimento da intuição e o seu uso prático para encontrar o que necessita, curar relações, se autocura e realizar seu potencial. Está conectado com vídeos explicativos dos exercícios pelo Youtube.

Lena Sena foi empresária do mundo da moda e também do segmento de alimentação. É designer de interiores e paisagista, duas de suas grandes paixões. Também é arteira, como gosta de ser chamada entre os que trabalham com artesanato, atividade que continua a lhe conferir belas criações.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Input your search keywords and press Enter.