Lendo agora:
Saiba quais alimentos ajudam na cicatrização
Artigo completo 1 minutos de leitura

Saiba quais alimentos ajudam na cicatrização

Estudos evidenciam a necessidade de uma boa nutrição a fim de facilitar o processo de cicatrização, que acontece em duas fases: a proliferativa, que tem início no terceiro dia após a lesão e dura por semanas; e fase de maturação ou remodelação, um processo que pode estender-se por até dois anos. Nesta fase ocorrerá a estabilização do colágeno e o aumento da força da cicatriz.

Durante o período proliferativo, ocorre utilização de proteínas, vitamina A, zinco, carboidratos e indiretamente, vitaminas do complexo B, gorduras e magnésio; também a síntese de colágeno utilizando aminoácidos, vitamina C e ferro. Além disso há uma nova vascularização a fim de promover um maior aporte de nutrientes e oxigênio para melhorar o processo de cicatrização. As vitaminas e minerais são utilizados como co-fatores enzimáticos para a cicatrização.

A recomendação das quantidades dos nutrientes necessários para esse processo como proteínas, vitaminas e minerais deve ser avaliada pelo nutricionista.

 

(Fonte: Portal Jornal A Tarde – Joyce Rouvier | Equipe Nutrição & Boa Forma | Agência Estado/ Foto: Medicina Alternativa | Divulgação)

ASSINATURA

Lena Sena foi empresária do mundo da moda e também do segmento de alimentação. É designer de interiores e paisagista, duas de suas grandes paixões. Também é arteira, como gosta de ser chamada entre os que trabalham com artesanato, atividade que continua a lhe conferir belas criações.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Input your search keywords and press Enter.