Lendo agora:
Projeto pré-carnaval: menu saudável para preparar o corpo para os dias de folia
Artigo completo 3 minutos de leitura

Projeto pré-carnaval: menu saudável para preparar o corpo para os dias de folia

Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, dá dicas de como cuidar da saúde e turbinar a imunidade para curtir as festas da melhor forma

Para cair na folia de Carnaval com mais saúde e aproveitar da melhor forma, a nutricionista Renata Guirau, do Oba Hortifruti, dá dicas de como cuidar da alimentação e turbinar a imunidade. Confira as dicas e o menu com receitas sugeridas pela profissional?

• Para aproveitar as festas sem colocar a saúde em risco, a primeira dica é manter o corpo bem hidratado antes. Beber bastante água, sucos naturais e água de coco são ideias nessa hora. “Durante a folia, devemos ingerir água periodicamente, principalmente quando ocorrer ingestão de álcool. E vale anotar: o uso de sucos adoçados, refrigerantes ou energéticos não ajuda a hidratar, uma vez que contém açúcares que atrapalham a hidratação. O ideal é ingerir água e chás sem adoçar”, explica Renata.

A alimentação também merece atenção especial. Alimentos leves, como frutas, legumes e pães são boas opções, que fornecem energia e têm fácil digestão. O ideal é manter a rotina de alimentação à qual já estamos acostumados e não querer inovar demais, com alimentos que seu organismo não está habituado.

• Para manter a imunidade em dia, é importante consumir adequadamente boas fontes de proteínas magras (como queijos, carnes, iogurtes, oleaginosas) e boas fontes de vitamina C (como a laranja, mexerica, goiaba, kiwi, maracujá, morango, limão). Além de ajudar na imunidade, a vitamina C tem efeito antioxidante, que atua combatendo os radicais livres acumulados com a exposição ao sol, consumo de álcool e desgaste físico – comuns nesse período.

Se você come fora de casa, prefira lugares já conhecidos ou que sirvam comidas caseiras. Alimentos novos ou de lugares não confiáveis podem favorecer intoxicações alimentares e acabar com seu carnaval antes mesmo do feriado chegar!

Sugestão de cardápio:
Café da manhã: pão integral com requeijão + suco natural de laranja + café

Lanche da manhã: goiaba (pode alternar as frutas de sua preferência)

Almoço: arroz integral + cenoura e vagem refogados + patinho moído refogado com ervilhas + água de coco

Lanche da tarde: salada de frutas com iogurte natural e castanhas

Jantar: tapioca com frango desfiado, alface, tomate e pepino + suco natural de maracujá

Fotos: Pin

Lena Sena foi empresária do mundo da moda e também do segmento de alimentação. É designer de interiores e paisagista, duas de suas grandes paixões. Também é arteira, como gosta de ser chamada entre os que trabalham com artesanato, atividade que continua a lhe conferir belas criações.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Input your search keywords and press Enter.