Lendo agora:
Especialista explica como ocorre o emagrecimento durante o sono
Artigo completo 4 minutos de leitura

Especialista explica como ocorre o emagrecimento durante o sono

Em entrevista ao iBahia, especialista em Odontologia do Sono, falou sobre o diagnóstico, tratamente e como as atividades podem ser prejudicadas. 

Ibahia –  Como o sono emagrece?

A relação é a seguinte: o sono com qualidade ruim prejudica a parte de produção de hormônios que acontece durante o sono. Um sono ruim acontece quando a pessoa não consegue completar todas as etapas do sono normalmente, o que geralmente está associado a um distúrbio. São mais de 100 doenças relacionadas a isso catalogadas pela American Academy of Sleep Medicine-AASM, e os mais comuns são ronco, apneia, bruxismo, insônia e movimentos de pernas. Quem ronca ou tem apneia, por exemplo, tem vários microdespertares durante a noite e, com isso, não dorme bem.

RTEmagicC_Kenya_Felicissimo__Sono_txdam237974_11a395.jpgFoi comprovado em estudos que a quantidade de horas de sono restaurador tem influência direta: quem dorme menos têm uma maior possibilidade de se tornar obeso e o encurtamento do sono aumenta a razão grelina/leptina, gerando o aumento do apetite e da fome. Isto pode estar associado a uma maior ingestão calórica e ao desencadeamento da obesidade.

É desejado um padrão adequado de sono, isto torna-se fundamental para o controle da massa corporal, devendo ser incentivado pelos profissionais da saúde.

 Ibahia – Tem ajuda de algum medicamento, intervenção química?

Não tem uso de medicação e nem é uma teoria milagrosa. A minha orientação é estimular a investigação do sono nos indivíduos que estão tendo dificuldade de perder peso ou tem ganhado muito peso sem uma explicação clara.

 Ibahia –  Esse processo é aliado a algum procedimento médico?

O acompanhamento médico pela nutricionista, o endocrinologista e todas as especialidades se fazem necessário. O sono é um dos pontos que devem ser avaliados. Não é uma receita milagrosa, não é só dormir que vai emagrecer, não é isso. Toda a investigação se faz necessária e também investigar o sono dessa pessoa. Na verdade, poucos sabem dessa relação e não dão a devida atenção. O que pretendo na palestra é mostrar esta relação sono x obesidade, e a necessidade da investigação.

Ibahia – Como entram as atividades físicas no processo?

Sempre necessárias. Se o indivíduo dorme mal, ele acorda sem vontade ou energia pra realizar seus exercícios. Acorda cansado, desestimulado. Precisa dormir com qualidade para acordar disposto e se exercitar!

 Ibahia – Qual a média de peso/percentual de gordura se pode perder com o sono?

Não é essa a conta, ela é realizada de forma indireta. Se o indivíduo dorme mal, ele acorda com a sensação de não ter dormido, acorda cansado e assim ele não tem vontade de praticar exercícios. E sua produção de hormônios acaba influenciando na sua alimentação, pois ele acaba ingerindo mais alimentos calóricos e ganha peso. Mas se ele tem um sono com qualidade, acorda revigorado, com energia e assim disposto à prática de exercícios e com o paladar para alimentos saudáveis.

 Ibahia – As pessoas que têm dificuldades com o sono, como proceder?

Devem procurar um profissional com formação em odontologia do sono, neste caso sou a única na Bahia, ou procurar médicos com título em Medicina do Sono. Temos alguns em Salvador e, no evento, estarão presentes duas médicas para esclarecer sobre os distúrbios do sono em geral e a sua relação com o ganho de peso.

Ibahia – Quais são os malefícios da insônia ou do dormir pouco? Podemos detalhar?
A insônia é um dos mais de 100 distúrbios do sono catalogados na literatura. E provoca muitos malefícios, a pessoa não descansa, tem comprometimento em todas as suas atividades laborativas, a vida realmente fica bem estressante. Mas existem profissionais que podem ajudar e as pessoas tem a opção de executar a higiene do sono, medicamentos, atividades relaxantes e acompanhamento com profissional. É necessária ajuda profissional pois cada organismo responde de uma maneira.

(Fonte: Portal iBahia / Foto: Reprodução)

 

ASSINATURA

 

Lena Sena foi empresária do mundo da moda e também do segmento de alimentação. É designer de interiores e paisagista, duas de suas grandes paixões. Também é arteira, como gosta de ser chamada entre os que trabalham com artesanato, atividade que continua a lhe conferir belas criações.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Input your search keywords and press Enter.