Lendo agora:
Youlinked, a rede social de valores
Artigo completo 5 minutos de leitura

Youlinked, a rede social de valores

Rede social quer oferecer o lado humano dos profissionais

Luiz Marcelo Santos Jr, da Youlinked

Luiz Marcelo Santos Jr, da Youlinked

São Paulo – Encontrar uma empresa que seja alinhada com os valores pessoais é um desejo cada vez mais presente entre os profissionais. Sabendo disso, cresce o número de sites e comunidades online que são lançados com a proposta de promover o casamento perfeito. Osite LoveMondays.com.br e a comunidade virtual 99jobs.com, ambos lançados há menos de dois anos, oferecem este tipo de serviço.

Desde janeiro, há mais uma rede social que promete conectar profissionais e empresas que têm interesses em comum, o Youlinked. A plataforma foi criada em 2012 pelo administrador de empresas Luiz Marcelo Santos Jr., 38 anos, junto com mais três amigos.

O Youlinked recebeu 2 milhões de reais em investimento e no começo de abril tinha 4,1 mil usuários. Em entrevista a VOCÊ S/A, Marcelo contou como foi o início da rede social e o que esperar dela.

VOCÊ S/A- Como surgiu a ideia da Youlinked?

Luiz Marcelo- Tudo começou com uma visão que o Bernardo Maestrini, um dos fundadores da rede e atual presidente do conselho de administração, possuía. O Bernardo queria trabalhar, de alguma forma, os valores humanos e trazê-los para a vida das pessoas e organizações.

A partir dessa ideia, demos início ao projeto da Youlinked. As redes sociais que já existem abordam as competências técnicas (hard skills) e não há nenhuma outra se preocupando com as competências não técnicas (soft skills). Formação técnica pode ser adquirida de diversas formas, já as não técnicas precisam ser absorvidas, desenvolvidas, praticadas.

Luiz Marcelo- A pessoa se cadastra com seu email ou conecta-se com seu usuário do Facebook. A partir deste momento, ela ingressa em uma rede social que possui características bastante similares as de outras redes (procuramos tornar a experiência do usuário o mais próximo daquilo que ele já conhece).

Uma vez conectado à Youlinked o usuário adiciona valores ao seu perfil, ex.: talento, amizade, família e todos os demais que achar pertinente. Existem hoje aproximadamente 1.000 valores para serem escolhidos.

Nossa rede tem o objetivo de ser uma plataforma social para pessoas e organizações se conectarem e se relacionarem através de seus propósitos, princípios e valores ao longo de toda sua vida. Precisamos tirar da parede das organizações os valores e colocá-los em prática; transformá-los em atitudes.

VOCÊ S/A-Como vocês vão ganhar dinheiro com a Youlinked?

Luiz Marcelo- O modelo de negócios da Youlinked está baseado na venda de assinaturas para organizações e pessoas, bem como na venda de relatórios de inteligência para qualquer instituição com interesse na estratificação de dados sobre valores humanos.

VOCÊ S/A- Será só para desktop? Ou também terá versões para mobile? Se sim, quais sistemas operacionais?

Luiz Marcelo- A versão desktop da rede possui design responsivo, adaptável a todos os tipos de dispositivos, porém, em breve, serão lançados aplicativos para dispositivos móveis, inicialmente, para iOS e Android.

VOCÊ S/A-Como foi a escolha da equipe da startup?

Luiz Marcelo- Somos todos apaixonados pelo que estamos construindo.

Desde o início da formatação da startup, prezamos muito pelo alinhamento dos valores; não poderia ser de outra forma. A empresa tem, hoje, 12 colaboradores trabalhando diretamente no projeto. Destes, 04 são acionistas: Luiz Marcelo (presidente), Marcelo Santiago (executivo da área sistemas), Nuno Neto (executivo de finanças) e Alexandre Cunha (líder da área de tecnologia).

Além do forte grau de alinhamento dos valores, buscamos competências técnicas de excelência. Nossa equipe de gestão tem profissionais altamente qualificados nas mais diversas áreas da empresa: gestão de pessoas, tecnologia, finanças, estatística.

Formamos um time multidisciplinar e altamente complementar. Em nosso quadro completo de acionistas temos doutores, pesquisadores, empreendedores seriais, diversos deles com experiências em grandes projetos nacionais e internacionais.

VOCÊ S/A- De onde veio o nome da startup?

Luiz Marcelo- O nome transmite a finalidade da rede que é de aproximar VOCÊ (You) e CONECTAR (Linked) às pessoas e organizações com as quais possua um forte alinhamento de valores.

VOCÊ S/A- Em que fase de desenvolvimento ela está?

Luiz Marcelo- O desenvolvimento da rede Youlinked não para. Nosso desenvolvimento é contínuo e desafiador. A plataforma é muito ampla e com possibilidades infinitas para a geração de dados de inteligência sobre valores e competências não técnicas sob as mais diversas óticas.

VOCÊ S/A- Qual é o diferencial do Youlinked com relação às demais?

Luiz Marcelo- O diferencial da Youlinked é que procuramos oferecer às organizações dados ainda não explorados em outras ferramentas, no caso utilizando os valores humanos que orientam as pessoas.

Com estes dados esperamos favorecer a redução da rotatividade de pessoal nas organizações, que terão a oportunidade de encontrar as pessoas mais aderentes à cultura organizacional e, também, mapear a melhor colocação para seus colaboradores, inclusive trazendo à tona líderes e pessoas chaves para cargos estratégicos.

Outros ganhos pretendidos pela Youlinked são a promoção do crescimento profissional e pessoal das pessoas ao permitir que elas se candidatem em organizações mais alinhadas com seus valores e se posicionem corretamente em seu local de trabalho; cidade onde escolha viver e grupos com os quais queira se relacionar.

(Fonte: Porta Revisa Exame – Luciana Lima / Foto: VOCÊ S/A)

 

ASSINATURA

 

Lena Sena foi empresária do mundo da moda e também do segmento de alimentação. É designer de interiores e paisagista, duas de suas grandes paixões. Também é arteira, como gosta de ser chamada entre os que trabalham com artesanato, atividade que continua a lhe conferir belas criações.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Input your search keywords and press Enter.