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Site cria reclamações gentis para enviar a atendentes de telemarketing
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Site cria reclamações gentis para enviar a atendentes de telemarketing

46001130517111812O e-mail, encaminhando pela fictícia Central de Relacionamentos do Coração do Jonathan Cangerana, dizia mais ou menos assim: “Me chamo Jonathan. Venho por meio deste agradecer a linda iniciativa de vocês com osite  Reclame Bonito. Sou atendente de SAC e, além do tradicional atendimento por telefone e e-mail, faço também atendimento pessoal. Raramente recebo uma reclamação bonita, e confesso estar tão acostumado (somente acostumado, pois ainda sou uma pessoa física munida de sentimentos e fragilidades) que nunca espero o contrário. No entanto, se o projeto de vocês conseguir proporcionar essa transformação no modo como as pessoas reclamam – ao menos um cliente –, podem ter certeza que terão feito um atendente muito mais feliz com a sua profissão”.

mensagem chegou pelo endereço de contato do site Reclame Bonito, uma iniciativa da dupla de publicitários da LiveAD, Mauro Mandil e Vinícius Cilino. De acordo com Mandil, em conversa com o iG, a ideia nasceu dentro da agência, mas como um projeto pessoal e paralelo de ambos. A inspiração, segundo ele, veio de sua própria experiência cuidando de redes sociais de marcas e de conversas com amigos. “O trabalho dos atendentes não é fácil e ainda por cima tem pessoas que gostam de maltratar, de contar história de como maltratou alguém. Isso sempre me incomodou”.

Atualmente, o site que funciona como um gerador de textos tem quatro exemplos de mensagens para serem enviadas aos atendentes, e seu objetivo é fazer as pessoas pensarem em quem está do outro lado antes de serem agressivas. “Mais do que uma ferramenta, é um site para promover a conscientização”, conta Mandil. “Acho que o site não tem tanto apelo comercial porque o que estamos propondo é algo que não pode ser vendido que é a gentiliza, a educação”, afirma.

O site foi feito sem nenhum investimento e em pouco tempo: os textos são de autoria de Mandil e o design de Cilino. “O resto foi um pouco do conhecimento que eu tinha de web e muita busca no Google sobre programação. O domínio e a hospedagem saíram do nosso bolso porque era um projeto que achávamos que era legal, que poderia dar retorno. Levamos três dias para colocar o site de pé”, conta o redator.

Por enquanto, o site tem apenas as opções de textos que a dupla considerou as mais interessantes, que poderiam de fato ajudar as pessoas a resolverem seus problemas com os atendentes das empresas sem deixar de respeitá-las. “Independente de o usuário usar nosso modelo ou não, se dá próxima vez que ele for atendido por algum operador de telemarketing ele for mais educado, a gente vai ter atingido o objetivo do nosso projeto”, explica Mandil. De qualquer forma, o site está aberto para contribuições de novos modelos de carta de quem desejar ajudar o Reclame Bonito a crescer. De acordo com o redator, o site está pronto para receber mais exemplos de cortesia.

(Fonte: Portal Jornal Tribuna da Bahia – iG São Paulo / Foto: Reprodução)

 

ASSINATURA

Lena Sena foi empresária do mundo da moda e também do segmento de alimentação. É designer de interiores e paisagista, duas de suas grandes paixões. Também é arteira, como gosta de ser chamada entre os que trabalham com artesanato, atividade que continua a lhe conferir belas criações.

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