Lendo agora:
Crise hídrica faz metade dos brasileiros reduzir tempo do banho, diz pesquisa
Artigo completo 4 minutos de leitura

Crise hídrica faz metade dos brasileiros reduzir tempo do banho, diz pesquisa

Mais da metade dos brasileiros passou a tomar banhos mais curtos por causa da crise hídrica em algumas regiões do Brasil, segundo pesquisa realizada pelo o Instituto Ipsos divulgada este mês ao G1. Mesmo assim, 21,2% dos entrevistados não mudaram os antigos hábitos em casa por causa das torneiras secas. Em todo o país, 56,5% reduziram o tempo no banho.

 4331995_x360

– CALCULADORA DA ÁGUA: veja como calcular seu consumo por dia em casa

Instituto pesquisou mudanças adotadas por brasileiros em casa para economizar água na crise hídrica

A segunda alteração mais comum na rotina dos brasileiros foi fechar a torneira durante a escovação dos dentes, citada por 45% dos participantes da pesquisa, seguida de reúso de água da máquina de lavar roupa (21,2%), reaproveitamento de água na descarga (15,4%), redução na frequência da lavagem do carro (13,1%) e reúso da água do banho para outros fins (12,6%) (veja abaixo 5 dicas para poupar água em casa).

A pesquisa foi encomendada por uma marca de eletrodomésticos. Foram ouvidas 1,2 mil pessoas, sendo 566 homens e 634 mulheres com idades entre 16 e 60 anos ou mais, de todas as regiões do Brasil e todas as classes sociais. Os entrevistados responderam à pergunta: “Pensando agora na crise hídrica, que afeta algumas regiões do Brasil, quais foram as mudanças que você adotou na sua casa para economizar água?”.

Diferenças por região
As mudanças de hábitos atingiram de maneira diferente os brasileiros de acordo com idade, renda, escolaridade, região do país e gênero. Nas regiões metropolitanas, por exemplo, 69,4% das pessoas pesquisadas reduziram o tempo de banho. No interior dos estados, o percentual cai para 56% e nas capitais, para 52,3%.

A região Sudeste foi a que registrou a maior porcentagem de mudanças no dia a dia para reduzir o consumo: 68,7% diminuíram o tempo de banho, 53,9% fecharam a torneira durante a escovação dos dentes e 19,6% passaram a usar baldes com água reutilizada para dar descarga.

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….

CINCO DICAS PARA ECONOMIZAR ÁGUA EM CASA

Economia na lavadora de roupas
A economia de água na lavagem de roupa começa na hora da compra e escolha da capacidade da máquina. No Brasil, os modelos variam de 3 a 17 quilos, com consumo de até 200 litros de água por ciclo. Antes da decisão, é preciso levar em conta o número de moradores da casa, volume de peças por semana, separação por cores e tecidos, além da frequência com que serão lavadas.

 

Economia na lavagem do carro
Com um líquido em spray e panos descartáveis ou de microfibra é possível limpar o carro sem uma gota d’água. Se a intenção é economizar água – e dinheiro – existe uma forma de fazer a lavagem em casa, com os produtos a seco que tiram a sujeira sem danificar a lataria do veículo. Isso evita o consumo de até 600 litros de água, no caso das lavagens domésticas com a mangueira (veja no vídeo abaixo).

 

Economia na lavagem da louça
As lava-louças economizam água e tempo de quem quer fugir da pia na hora de assumir a tarefa de lavar pratos em casa. Essas máquinas usam, em média, 80% menos água em relação à lavagem manual e podem ser usadas até para limpar peças mais sujas e engorduradas, como panelas e travessas 
(leia mais aqui).

Máquinas de lavar louça usam menos água que a lavagem manual na pia

Economia no banho
Banhos mais rápidos garantem economia, mas ainda é possível ir além instalando uma pequena peça de plástico para diminuir a vazão de água. Os redutores ou reguladores de vazão para duchas podem ajudar a economizar em média 50%. O mesmo item pode ser usado na torneiras de casa (veja no vídeo abaixo).



Economia na limpeza
Com um produto de limpeza multiuso, escova, esponja e panos de microfibra é possível fazer a faxina do banheiro, da cozinha e da lavanderia com pouca água. A economia está na eficiência do líquido que é espirrado nos azulejos, vidros do box, espelhos e pisos frios, que remove na escovação boa parte da sujeira (veja no vídeo abaixo).

 

 (Fonte: Portal G1 – Isabela Leite / Fotos: Reprodução)

ASSINATURA

Lena Sena foi empresária do mundo da moda e também do segmento de alimentação. É designer de interiores e paisagista, duas de suas grandes paixões. Também é arteira, como gosta de ser chamada entre os que trabalham com artesanato, atividade que continua a lhe conferir belas criações.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Input your search keywords and press Enter.