De acordo com pesquisa, casais que assistem juntos se comunicam melhor
Você gosta de assistir a comédias românticas? Um estudo realizado pela Universidade de Rochester descobriu que um dos tipos de filmes favoritos das mulheres podem ajudar quem faz terapia de casal. De acordo com os pesquisadores, conversar sobre os temas, os lados positivos e negativos dos protagonistas nesses filmes pode ser tão eficiente quanto uma terapia convencional (e mais econômico!).
Para o estudo, participaram dois grupos de recém-casados. O trabalho constatou que as duplas que conversavam e discutiam sobre as tramas da ficção tinham menos chances de se separar do que os cônjuges que não faziam isso. Além disso, ao analisarem dados de terapeutas, perceberam que os filmes românticos podem ser tão eficientes quanto os métodos tradicionais para ajudar casais com problemas.
Como a pesquisa nasceu
A ideia inicial do estudo era investigar as diferenças entre dois estilos de terapia utilizados nos Estados Unidos, um mais intensivo e o outro mais relacionado à empatia entre o casal. Para isso, os participantes assistiram juntos a cinco filmes e posteriormente participaram de discussões orientadas.
Uma possível causa levantada pelos estudiosos para essa facilidade em resolver conflitos a partir das comédias românticas é que elas abrem possibilidades mais leves de iniciar uma conversa, ou ainda discutir a relação. Você acha que vale a pena tentar?
(Fonte: Portal Daquidali / Foto: Divulgação)

Lena Sena foi empresária do mundo da moda e também do segmento de alimentação. É designer de interiores e paisagista, duas de suas grandes paixões. Também é arteira, como gosta de ser chamada entre os que trabalham com artesanato, atividade que continua a lhe conferir belas criações.