Lendo agora:
Cartão enviado às secretárias é repudiado por machismo
Artigo completo 2 minutos de leitura

Cartão enviado às secretárias é repudiado por machismo

Imagem mostra mulher agachada, com pernas entreabertas e com um envelope na boca; Sintrasem considerou imagem machista e fez nota de repúdio

pe

O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem) publicou uma nota de repúdio em sua página no Facebook. O motivo? Um cartão que as secretárias da rede municipal de educação receberam na manhã de quarta-feira (30/10).

A imagem mostra uma secretária agachada, com as pernas entreabertas e com um envelope na boca. De acordo com o sindicato, o gesto, que deveria ser de reconhecimento, se transformou em uma atitude machista, já que mostra uma mulher “de quatro”.

A mensagem abaixo da imagem, segundo o Sintrasem, assume um caráter irônico. Eles pedem mais respeito às trabalhadoras.

De acordo com uma mensagem também publicada na rede social, a autoria do cartão não partiu da prefeitura, mas sim por iniciativa de uma servidora da Secretaria Municipal de Educação. Segundo a mensagem, não houve autorização do gabinete do prefeito para a veiculação da imagem.

Veja a nota na íntegra:

“NOTA DE REPÚDIO AO MACHISMO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Na manhã de ontem, dia 30 de setembro, secretárias e secretários da rede municipal de educação receberam por e-mail um cartão de parabenização pelo dia da categoria. O ato que poderia ter sido um gesto de reconhecimento pelo trabalho foi no entanto uma demonstração de desrespeito e machismo.

O cartão contém a imagem de uma mulher agachada em posição “de quatro”, com um envelope na boca e outros papeis na mão. A mensagem abaixo da ilustração infeliz assume um caráter irônico, no contexto em que está inserida: “Hoje é dia da secretária! É claro que lembramos de você! Uma pessoa competente, dedicada, eficiente e acima de tudo importante para nós! Parabéns pelo seu dia!”

Mais respeito às trabalhadoras, senhor prefeito!”

 

(Fonte: Portal Jornal Tribuna da Bahia / Foto: Reprodução)

 

ASSINATURA

 

Lena Sena foi empresária do mundo da moda e também do segmento de alimentação. É designer de interiores e paisagista, duas de suas grandes paixões. Também é arteira, como gosta de ser chamada entre os que trabalham com artesanato, atividade que continua a lhe conferir belas criações.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Input your search keywords and press Enter.