Lendo agora:
8 dicas para desenvolver a fala do bebê
Artigo completo 2 minutos de leitura

8 dicas para desenvolver a fala do bebê

Professora do curso de Pedagogia do Módulo esclarece como os pais podem ajudar nesta fase

Geralmente, as primeiras palavras que o bebê pronuncia aparecem aos seis meses de idade

Geralmente, as primeiras palavras que o bebê pronuncia aparecem aos seis meses de idade

A fala do bebê é um dos fenômenos mais esperados pelos pais. Algumas crianças demoram um pouco mais para começar a formar as sílabas, o que não deve ser encarado como um problema, já que cada criança possui um tempo especial de desenvolvimento da linguagem verbal.

Geralmente, as primeiras palavras que o bebê pronuncia aparecem aos seis meses de idade. Entre um e dois anos, a criança já possui um vocabulário e com dois anos e meio, consegue formular frases.

“Quando a criança está no período de aprender a falar, muitas vezes, por volta de 12 meses, alguns pais ansiosos podem forçar repetindo algumas palavras erroneamente, ou no diminutivo, o que pode prejudicar a aprendizagem”, explica a professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Módulo, Cleide Tavares de Oliveira Araripe.

Com intuito de facilitar e criar um ambiente que colabore com o desenvolvimento da fala do bebê, a profa. Cleide elaborou oito dicas:

1- Não repetir a pronúncia errada da criança. Enfatizar a palavra correta.

2 – Não trocar nomes de objetos, por exemplo, chupeta de “peta” ou a mamadeira de “Tetê”. Nesses casos a criança terá que aprender duas palavras para um mesmo objeto.

3 – Estimular a criança a falar o que ela quer. Não atendê-la toda vez que apontar para os objetos. Se ela apontar para uma fruteira, deve-se pegar a fruta, mostrar e reforçar o nome da fruta.

4 – Evitar palavras no diminutivo.

5 – Conversar bastante com a criança.

6 – Ler e contar histórias com boa dicção e intervalo adequado entre as palavras.

7 – Hora do banho ou da troca de fraldas ou roupas: são momentos adequados para tocar nas partes do corpo e enfatizar o nome de cada uma delas.

8 – Nas refeições: falar o nome dos alimentos.

(Fonte: Portal Jornal Tribuna da Bahia / Foto: Shauna Hawkins/Flickr/Creative Commons)

ASSINATURA

Lena Sena foi empresária do mundo da moda e também do segmento de alimentação. É designer de interiores e paisagista, duas de suas grandes paixões. Também é arteira, como gosta de ser chamada entre os que trabalham com artesanato, atividade que continua a lhe conferir belas criações.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Input your search keywords and press Enter.